“De Onde Veio Todo O Antissemitismo Em Primeiro Lugar?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: De Onde Veio Todo O Antissemitismo Em Primeiro Lugar?

O antissemitismo vive nas bases da sociedade humana e da natureza humana. O ego humano – o desejo de desfrutar às custas dos outros e da natureza – evolui ao longo da história e durante a vida de uma pessoa. Quanto mais ela cresce, mais sente uma força oposta também habitando dentro de si. Essa força oposta é chamada de “ponto no coração”. Ao contrário dos nossos desejos egoístas que desejam apenas absorver os prazeres para si mesmos, o ponto no coração é um desejo que tem potencial para se transformar em um desejo que ama, dá e se conecta positivamente com os outros.

O ponto no coração também é conhecido como a semente da alma, pois podemos desenvolvê-lo para descobrir nossa alma: a conexão subjacente a esses mesmos pontos. A realização do potencial encerrado neste pequeno ponto de desejo é a capacidade de elevar-se acima do ego humano, onde, em vez de nos separarmos uns dos outros por meio do nosso egoísmo crescente, ou seja, priorizar cada vez mais o benefício próprio em vez de beneficiar os outros, priorizamos o benefício dos outros e a conexão humana positiva.

O ponto no coração é o oposto da nossa natureza egoísta. Há pessoas que hospedam apenas a força egoísta negativa, e há pessoas que têm tanto a força egoísta negativa quanto a força altruísta positiva. Quando forças positivas e negativas coexistem em nós, passamos a ser chamados de “judeus” ou “Israel” de acordo com nossa essência interior. Da mesma forma, se hospedarmos apenas a força egoísta negativa sem nenhuma revelação ainda do ponto no coração, seremos chamados de “nações do mundo” de acordo com essa essência.

Passamos por várias etapas de desenvolvimento ao longo da história. O ponto no coração surgiu pela primeira vez em toda a sociedade humana na antiga Babilônia. Os babilônios que sentiram o desejo interior de buscar algo mais profundo na vida além dos desejos egoístas terrenos juntaram-se a Abraão, que ensinou um método de como nutrir o ponto no coração a fim de elevar-se acima do ego e conectar-se positivamente. Abraão organizou os babilônios que queriam estudar com ele em um grupo, e chamou esse grupo de “Israel”, que é formado pelas palavras “Yashar Kel” (“direto a Deus”), ou seja, pessoas que se dirigem diretamente para a realização da força superior de amor, doação e conexão da natureza, que se opõe à força existente nos seres humanos, a força de recepção.

Desde a época de Abraão, os dois grupos — Israel e as nações do mundo — passaram por muito desenvolvimento. Alguns do campo de Israel deixaram o grupo para perseguir suas inclinações egoístas naturais, ou seja, com uma inclinação para as nações do mundo, enquanto alguns das nações do mundo sentiram que possuem uma proximidade e conexão especial, que os atrai para Israel. Em outras palavras, os judeus não são uma nacionalidade, mas são pessoas que abrigam o ponto no coração, que os associa à força positiva da natureza e que é oposta à força egoísta com a qual nascemos e crescemos por natureza.

A fonte do antissemitismo está no contraste e conflito entre os dois desejos opostos do nosso egoísmo inato e o ponto no coração que pode desenvolver nossa habilidade de nos elevarmos acima do ego humano.

Baseado no vídeo “Qual é a Essência do Antissemitismo?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.