Corações Fora Do Padrão

243.03O que significa que todos devem preparar o coração para a conexão? Antigamente, as casas eram construídas não com tijolos lisos, mas com pedras de formas arbitrárias. Elas eram apenas um pouco aparadas para que pudessem ser montadas, e assim eram colocadas as paredes da casa.

É assim que esfregamos nossos corações para poli-los e torná-los adequados para alcançar um objetivo: conexão e avanço no caminho espiritual. Todos se ajustam ao amigo para construir uma casa comum, um vaso espiritual comum.

Portanto, precisamos aparar nossos corações. Cada um verifica o quanto consegue se conectar com os outros: o que atrapalha, o que é supérfluo e o que falta. Através deste trabalho pessoal sobre nós mesmos, podemos chegar a esfregar até mesmo entre os próprios corações de pedra. Todos aquecem seus corações.

Se entendermos que somos obrigados a fazer isso de acordo com o propósito da criação, cada um está lapidando sua própria pedra para adaptá-la aos outros. Ele não olha mais apenas para si mesmo, mas se avalia em termos da prontidão para se conectar. Onde e quanto preciso me aparar é verificado apenas com relação à conexão com os outros para fazer contato com eles.

Portanto, não há necessidade de tentar tornar todos completamente retangulares. Só precisamos combinar um com o outro. Deixe cada um ter uma forma curva, mas se o outro tiver a curvatura adequada, combinamos um com o outro.

É por isso que podemos começar a trabalhar juntos desde o primeiro segundo. O principal não é verificar o quão reto é um amigo (como um tijolo padrão), mas o quanto ele combina comigo e eu com ele. Se pudermos nos ajustar uns aos outros, teremos a oportunidade de construir juntos um sistema dentro de nós para a revelação do Criador, um Templo, uma casa de santidade, para a revelação da qualidade de doação entre nós.

Não sei de antemão quais deveriam ser minhas qualidades. Não sou capaz de escolher minhas qualidades e forma; ao contrário, é o ambiente que determina que forma devo assumir para me integrar com os amigos.

É como na antiga alvenaria onde é preciso encaixar uma pedra sob a outra para formar uma parede, é assim que precisamos trabalhar em nossos corações. Nem um único coração quer ser aparado em uma forma retangular plana, removendo tudo o que não combina com o outro.

Para fazer blocos padrão que são usados na construção hoje, é necessário triturar completamente o material natural para moldar a forma desejada a partir dessas migalhas. Mas na espiritualidade, é impossível. Gostaríamos de fazer isso com os outros de acordo com nosso egoísmo, mas não funciona.

No verdadeiro desenvolvimento espiritual, é necessário deixar que cada um se desenvolva à sua maneira, e ele se desenvolverá em sua forma ideal. O outro permanecerá da forma que lhe convém. Basta eliminar a força de resistência entre nós, e revelaremos a forma de conexão que o Criador desejou que houvesse entre nós. É a forma de conexão revelada entre nós que é chamada de Criador.

Caso contrário, não revelaremos nada, exceto fabricações de nossa mente com as quais é impossível construir qualquer edifício. É por isso que vemos que tudo o que as pessoas construíram está sendo destruído: tanto a estrutura da família quanto a sociedade espiritual.

Portanto, só precisamos saber como conectar os corações.

Da Lição Diária de Cabalá 21/02/23, “Preparação para Abrir o Coração no Congresso”