Contato Direto Com o Alto

Não há outro caminho, mas seguir a linha da direita com o melhor de nossa capacidade, seguindo a “fé acima da razão.” Minha experiência pessoal abrangente mostra que muitos dos meus alunos acham difícil entender o que é a linha da direta, uma vez que requer a anulação de si mesmo, permanecendo alegre e observando “fé acima da razão”. Nosso vocabulário convencional nem mesmo contem palavras precisas para descrever isto.

Talvez seja mais claro para você, se eu tivesse explicado isto de uma maneira diferente. Enquanto estamos em um nível inferior, recebemos ajuda do superior no grau do nosso desejo de tornar-se semelhante com o superior. Este processo ocorre em cada etapa: inanimado, vegetal, animal e falante, tanto neste mundo como nos superiores. Na medida dos esforços aplicados pelo inferior em seu esforço para se tornar semelhante com a parte superior, o inferior extrai energia do superior e obriga-o a cuidar dele. É assim que as leis materiais e espirituais de física trabalham.

É por isso que, se aplicarmos esforços para nos agarrarmos à linha da direita, isto é, tornarmo-nos como o superior, se tentarmos nos aproximar de Sua forma e copiar Suas ações, isso significa que teremos a tendência de adquirir a forma de um embrião. Nós nos inclinamos a anular a nós mesmos diante do superior. Apesar do fato de que continuamos todos a estar em contínuo auto-interesse, ainda queremos cancelar-nos diante do superior, entrar Nele, de modo que permaneceremos não notados e imperceptíveis para nos render completamente a Ele.

Isso é o que chamam de “fé acima da razão”, uma vez que fazemos isto acima do nosso conhecimento, sentimentos e desejos. Devido a isso, não só recebemos a Luz circundante a partir do superior, mas também podemos nos concentrar, juntamente com outros amigos e usar o seu apoio de uma forma que o nosso ambiente vai entregar a Luz para nós, assim, praticamente, permitindo-nos crescer em espiritualidade.

Entramos em contato direto com o superior. Não só deixamos a Luz circundante nos influenciar, mas nós também recebemos uma verdadeira Luz interna, o “sangue” espiritual (“dam” – a partir da palavra”domem”- inanimado) que nutre o feto, a Luz de Nefesh – um inanimado nível de santidade.

Porque é chamado de “sagrado”? É porque ele é determinado pelas coisas às quais aspiramos. Existem inúmeros ensinamentos, religiões, e metodologias. Temos a certeza de que eles nos levam a adesão com o Criador, para aquisição de equivalência de forma com Ele, para amar o nosso próximo como a nós mesmos, a partir do qual começa o nosso amor ao Criador.

Se uma metodologia persegue a meta acima e praticamente leva as pessoas a alcançá-la, ensinando-lhes dia após dia como expandir o desejo de amar as outras criaturas e como mais tarde aprender a amar o Criador, então este ensinamento é chamado de sagrado e espiritual. Caso contrário, ele pode se tornar um veneno mortal em vez de uma poção de vida.

[110922]

Da 1º parte da Lição Diária de Cabala, 21/6/13, Shamati

Material Relacionado:
A Linha Do Meio É O Caminho Direto Para O Criador
Os Dois Principais Sinais De Orientação Para Nossa Ascensão
Trabalhando Com a Linha Direita

Comente