A Linha Do Meio É O Caminho Direto Para O Criador

Dr. Michael LaitmanO trabalho interno começa quando eu começo a me controlar. Eu tenho que analisar quanto tempo estou na linha direita e quanto tempo na linha de esquerda (Baal HaSulam diz que devemos dedicar 23 horas e meia por dia à linha direita e os restantes 30 minutos à linha esquerda).

Eu tenho que decidir em que linha estou e não ser jogado de um lado para outro pelos estados que surgem. Não pode ser que, enquanto estou de bom humor, vou estar na linha direita e no momento em que isso acaba eu imediatamente caio na linha esquerda. Eu tenho que tentar “despertar a aurora e não que a aurora desperte”.

Isso significa que o nível “humano” começa a partir do trabalho da pessoa sobre si mesma, de suas tentativas em estar acima das duas linhas e manter as duas rédeas em suas mãos. Assim, ela avança corretamente. A principal coisa é o esforço, embora não possamos estimar seu sucesso de acordo com nosso conhecimento.

Se trabalhamos desta forma, chegamos ao reconhecimento de que não conseguimos nos  manter  acima dos estados que nos lançam para cima e para baixo, como bebês indefesos. Uma vez somos cativos da linha esquerda, do Faraó, e outra vez pertencemos à linha direita, ao Criador, mas nós não concordamos com isso; nós queremos ser independentes, de modo que vamos ser capazes de aderir à força superior e nos assemelharmos a ela.

Isto significa que tanto a linha esquerda quanto a linha direita devem fazer parte de nós, de modo que vamos esculpir a nossa imagem a partir delas. Assim, chegamos a uma oração, à medida vemos que não podemos criar sozinhos a linha do meio e que ela não nasce da simples conexão entre as linhas esquerda e direita. Nós precisamos da Luz superior aqui, para vir e mostrar como podemos integrar as duas primeiras linhas, como podemos conectá-las.

Apesar de tudo, isso não é simples, e há a necessidade de uma conexão especial multifacetada, em várias camadas. Os vasos têm que conectar as Luzes em cada célula, em todas as minúsculas partículas. A linha direita, a Luz, determina a conexão correta com a linha esquerda. A linha esquerda fornece a matéria, o desejo, e a linha direita lhe dá sua forma, e assim uma estrutura muito complexa nasce de ambas.

A matéria da linha esquerda é a matéria-prima, como as células-tronco que pertencem aos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza e os níveis humanos, e a Luz que vem da linha direita sabe como fazer diferentes formas de conexão de todos estas células. Como uma forma em que toda a matéria é feita das mesmas partículas de base (eléctrons, prótons, etc.), mas a complexidade da conexão entre elas determina toda a riqueza dos diferentes átomos: 126 elementos da tabela periódica a partir da qual todas as formas da natureza inanimada, vegetal e animal são construídas. Um ser humano já está acima delas, uma vez que inclui o sistema de forças.

Portanto, primeiro temos que entender como é importante a influência do ambiente: o professor, o grupo, o estudo, ou seja, os fatores pelos quais recebemos a Luz que Reforma. Nosso objetivo é subir acima de todos os estados que sentimos. Uma vez que todas as nossas tentativas para ascender acima do nosso humor são finalmente fadadas ao fracasso, nós nos desesperamos com nossas próprias forças e percebemos que precisamos tanto do apoio do grupo quanto da ajuda de Cima. É muito importante ascender acima de nosso estado, acima das duas linhas, uma vez que isso imediatamente coloca a pessoa no ponto de partida no caminho direto para o Criador, na linha média.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/10/12, Shamati # 212