Os Dois Principais Sinais De Orientação Para Nossa Ascensão

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu entendi corretamente, nós somos corrigidos primeiro ao ver algo na “fé acima da razão” e, depois, pela Luz que Corrige o que o torna parte da nossa razão.

Resposta: Alcançar o verdadeiro estado na percepção corrigida é chamado de realização “dentro da razão”. Primeiro eu vejo o nível que está acima e que não posso alcançar e satisfazer dentro de mim, mas posso me aderir a ele por um meio chamado de “fé acima da razão”, “para recebê-lo acima da minha razão, acima dos meus atributos”.

The Two Major Guiding Signs For Our Ascent

Eu estou num determinado nível e quero subir para o próximo estado, para o meu próprio futuro, do jeito que eu quero imaginá-lo, e por isso oro e peço por ele. Mas neste estado superior e futuro, eu preciso imaginar o grupo, o professor, a meta, todo mundo num nível superior e eu aqui em baixo.

Quando eu estou aderido a eles dessa maneira, eu anseio totalmente em estar lá, como uma criança que sonha em ser um adulto. Assim, do nível superior, a primeira iluminação, chamada Luz que Reforma, vem a mim. Isto é o que acontece, uma vez que existem sempre duas Reshimot (genes espirituais) em nós: Reshimo de Hitlabshut (da Luz futura) e Reshimo de Aviut (espessura do desejo atual). A determinação da Luz está sempre no nível superior, por exemplo, quatro/três.

A Reshimo de Aviut é chamada de “razão”, e a Reshimo de Hitlabshut é chamada de “acima da razão”. Esta é a forma como os níveis da escada são organizados. Nós estamos no sistema e suas leis agem sobre nós, na medida em que estudamos a sabedoria da Cabalá. Por enquanto, nós não podemos sentir a sua influência sobre nós, mas vivemos nela. A partir do momento que a pessoa começa a estudar, ela já age dentro do sistema superior e precisa sentir o significado por trás de cada palavra.

A subida da escada é uma subida “acima da razão” e uma entrada “dentro da razão”; depois, nós subimos novamente acima da razão, etc. Nós precisamos de duas coisas para avançar dessa forma e não ficarmos presos no caminho: auto-anulação e lealdade ao superior. Não há nada além disso. Estes são os dois principais sinais orientadores; eu posso subir se quero me anular e subir ao superior.

Mas não há nenhuma corda que me ligue ao superior. Eu crio esta conexão por mim mesmo, anulando-me e me aderindo a ele. Parece-me que o superior age de forma totalmente irracional e eu pareço culpa-lo por muitos pecados. Diferentes estados nos são apresentadas de Cima, uma vez que somos tão opostos da espiritualidade e não podemos ver a verdade, mas eu tenho que anular a minha opinião e me aderir ao superior incondicionalmente.

Isto é muito difícil e nós só podemos contar com a sorte e o nosso bom destino aqui e não com a nossa razão. No momento em que você decide que tem que seguir a sua razão, você permanece em seu nível e não se move mais. Você já quebrou a conexão, caiu da corda que o puxou para cima, perdeu a direção e a capacidade de avançar. Sua razão imediatamente o lança para o nível corporal e você não é mais um ser humano em desenvolvimento, mas saiu do sistema.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/06/13, Escritos do Rabash

Um Comentário

  1. Fico emocionado e maravilhado com essas leituras, lendo sinto como um presente que recebi uma força me estimulando, me nutrindo no caminhar e assimilar a nossa Fonte Suprema ………obrigado a todos.

Comente