“A Necessidade De Criar Uma Sociedade Com Um Espírito De Unidade Cada Vez Mais Forte” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “A Necessidade De Criar Uma Sociedade Com Um Espírito De Unidade Cada Vez Mais Forte

Recebi a seguinte mensagem de um homem chamado Ilya, que mora em Israel, no Facebook:

“O problema nos uniu novamente. Estamos novamente confiantes de que o povo está unido, vamos derrotar qualquer inimigo, podemos, somos fortes e defendemos a nossa casa. Concordo com tudo isso, mas onde está agora o Criador, aquele de quem você vive falando? Ou está implícito que Ele está dentro desta nossa unidade?”

O conflito atual forçou-nos a pôr de lado as divisões internas e a reconhecer a necessidade urgente de corrigir um erro grave. Este erro é a animosidade mútua que o Criador – a força superior de amor, doação e conexão que cria e sustenta a nossa realidade – desperta deliberadamente dentro de nós, obrigando-nos a procurar o amor, a paz e a unidade entre nós.

Como podemos nos unir com as qualidades positivas do amor e da doação que residem em nossas conexões? Primeiro precisamos reconhecer nossa rejeição mútua e depois nos unirmos acima dela.

É uma tarefa contínua. É um ódio que não desaparecerá sozinho em poucas semanas. Para superá-lo, precisamos aumentar o nosso amor uns pelos outros, com preocupação, apoio e incentivo mútuos, acima do ódio. Então, quanto mais o ódio surgir, construiremos continuamente o amor acima dele.

Além disso, a força do amor não deve corresponder apenas à intensidade do ódio; o amor deve superar completamente o ódio. Ao contrário do ódio, porém, o amor não vem pronto. Precisamos construí-lo, e ele nasce de esforços regulares para elevar as relações de bondade, cuidado, apoio e encorajamento acima dos nossos impulsos divisivos.

A vitória neste conflito interno para elevar o amor acima do ódio e a unidade acima da divisão ocorre quando cada pessoa consegue elevar-se acima de si mesma, da sua própria natureza egoísta e divisiva. É porque, além da pessoa e da sua constituição egoísta, apenas o Criador – a força do amor e da doação – existe.

Precisamos compreender que erramos na forma como permitimos que os nossos impulsos divisivos determinassem a nossa animosidade passada uns com os outros. Ao permitir que as nossas divisões levassem a melhor sobre nós, empurramos a nós mesmos e à nossa nação para um estado vulnerável. É imperativo que forneçamos uma resposta clara a esta questão e embarquemos no que é necessário para garantir a viabilidade da nossa nação judaica: não permitir mais que as nossas divisões nos derrotem e tomar medidas para criar uma sociedade que floresça com um espírito cada vez mais fortalecido de unidade.