Exalte Os Justos Sobre Os Ímpios

17.01Pergunta: O que um justo faz com a montanha do mal que ele ou vê à sua frente?

Resposta: Ele está tentando superar esse mal e transformá-lo em bem.

O fato é que o ímpio e o justo existem em uma pessoa e, portanto, ela quer matar esse ímpio dentro de si, ou pelo menos rebaixá-lo, e, ao contrário, elevar o justo, exaltá-lo acima dos ímpios. Desta forma, estaremos nos aproximando do Criador. Os justos e os ímpios existem em cada um de nós, e a forma como os tratamos depende de nós.

Eles não podem existir sozinhos; eles sempre parecem se complementar. Portanto, uma pessoa, sentindo-se má, corrige algo em si mesma e contra essas propriedades corrigidas ela se sente justa.

Mas, em princípio, eles sempre se substituem, maus num momento, justos no seguinte, e novamente, maus num momento, justos no seguinte, e é assim que uma pessoa sobe: um passo com o pé esquerdo, um passo com o direito, depois novamente, um passo com o pé esquerdo, um passo com o direito. Assim avançamos.

Pergunta: Como a propriedade dos justos é substituída pela propriedade dos ímpios?

Resposta: Novos desejos egoístas surgem em uma pessoa e acontece que ela se torna perversa.

Isso acontece para que ela corrija todas as suas propriedades, para que todo o mal, sobre o qual o Criador disse no início da criação: “Eu criei a inclinação ao mal”, seja corrigido por Ele para o bem, mas no pedido urgente de uma pessoa.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 15/10/23, Escritos do Rabash, “O que é, ‘A calamidade que sobrevém aos ímpios começa com os justos’, na Obra?”