“Por Que Precisamos Trabalhar?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Precisamos Trabalhar?

Precisamos trabalhar para nos conectarmos e servirmos uns aos outros, como está escrito: “Vão e ganhem a vida uns dos outros”.

Nossas vidas são organizadas de forma que somos forçados a nos conectar: eu dou a você e você dá a mim. Por exemplo, eu lhe dou sapatos, e você me dá roupas, e outro me dá pão e vinho, e eu dou a eles uma ou outra coisa.

Vemos assim que, por uma necessidade de sobrevivência, somos feitos para nos comunicar uns com os outros.

Então, à medida que nossos desejos crescem com o tempo, desenvolvemos cada vez mais bens e serviços que nos conectam cada vez mais. Esse processo de crescente interconexão e interdependência é uma correção inconsciente pela qual passamos.

Precisamos aprender por que esse processo se desenrola da maneira que acontece e aonde ele nos leva. Por enquanto, podemos ver que o desenvolvimento de nossos desejos ao longo da história, desde pequenos desejos individuais por comida, sexo e família, até desejos cada vez mais egoístas em que usamos os outros para nos beneficiar – desejos sociais por riqueza, honra e poder – nos levam a um estado em que nos encontramos cada vez mais insatisfeitos.

O ego humano que deseja se beneficiar às custas dos outros encontra maneiras cada vez mais sofisticadas de fazer pás para cavar sua própria cova. Em outras palavras, nosso progresso científico, tecnológico e cultural nos leva à incapacidade de satisfazer as demandas crescentes de nosso ego, e ficamos vazios.

O que realmente queremos de todo esse processo?

Nosso verdadeiro desejo é obter uma noção do sentido da vida. Embora estejamos constantemente perseguindo prazeres transitórios que nos escapam por entre os dedos, nosso desejo mais íntimo é por uma sensação de vida eterna e perfeita.

Inconscientemente nos esquecemos de nós mesmos na vida para não pensar em seu fim, porque é terrível pensar que nos separamos de tudo o que fizemos. E fizemos tudo apenas para manter nossos corpos animais. Por que vivemos assim? Qual é o ponto? Pelo menos um animal não faz essas perguntas.

Acontece que nossa vida sem uma resposta sobre seu sentido final é inútil, insignificante e vazia, pior do que a vida dos animais. Pelo menos os animais não sofrem de indagações existenciais. E nós, para não nos deixarmos incomodar por questões sobre o sentido e o propósito de nossas vidas, procuramos constantemente nos envolver com todos os tipos de brinquedos.

Não existe final feliz para nossos desejos egoístas, mas existe uma vida feliz acima do ego. Todo o propósito de ver como nosso ego nos leva a um beco é para que, através do desamparo de tentar satisfazer nossos desejos egoístas, venhamos a sentir uma necessidade cada vez mais forte de descobrir o sentido da vida: uma existência eterna e perfeita.

Estaremos então prontos para mudar nossa abordagem egoísta de tentar satisfazer nossos desejos às custas dos outros, para uma nova abordagem: em vez de trabalhar principalmente para o benefício próprio, trabalharíamos antes de mais nada para beneficiar os outros.

Mudar o lugar onde sentimos prazer – de dentro para fora de nós mesmos – é a chave para descobrir o sentido da vida: uma nova percepção totalmente conectada com a realidade circundante, onde a realização se expande eternamente e onde sentimos a perfeição e a totalidade.

Baseado em KabTV,Eu Recebi uma Chamada. O Que é Trabalho?”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 6 de março de 2011. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.