O Caminho Para A Paz É Através De Armas Nucleares?

294.2Pergunta: Em 1862, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, Richard Gatling inventou a metralhadora Gatling, uma arma de tiro rápido de vários canos. Ele esperava que a arma demonstrasse a loucura da guerra e desencorajasse a guerra em larga escala. Ele é citado como tendo dito: ” Ocorreu-me que se eu pudesse inventar uma máquina – uma arma – que pudesse, por sua rapidez de tiro, permitir que um homem cumprisse tanto dever de batalha quanto cem, isso faria, em uma grande extensão, superar a necessidade de grandes exércitos e, consequentemente, a exposição à batalha e à doença [seria] muito diminuída”.

Ele estava apenas se acalmando de que estava criando armas de destruição com a certeza de que, se todos tivessem essas armas, teríamos medo de entrar em algum tipo de guerra? Há algo de verdade nisso?

Resposta: Há algo de verdade. Todos os desenvolvedores de armas ainda acreditam que estão fazendo algum tipo de boa ação.

Eles simplesmente não entendem que o egoísmo está na base da natureza. Até que a humanidade chegue ao ponto de ver o que resta para trás (montanhas de cadáveres), isso deixará muita gente infeliz.

Pergunta: Se todos tivessem armas nucleares agora, isso aumentaria o perigo? Ou aumentaria o perigo de entrar em conflitos? O que mais?

Resposta: Sim, as pessoas teriam medo.

Pergunta: É por causa da natureza global da guerra nuclear?

Resposta: Porque o fim é claramente visível na frente deles. Hoje, afinal, armas nucleares não são usadas. Por quê? Porque já existe dos dois lados. Portanto, haveria uma resposta instantânea.

Pergunta: Você acha que aumenta a segurança quando todos têm armas nucleares?

Resposta: Acredito que a proliferação de armas nucleares em países normais, onde podem ser controladas, é o caminho para a paz.

O que mais você pode fazer? Hoje existem provavelmente trinta países com armas nucleares. E agora ainda está relativamente calmo globalmente. Eles se acalmam, se pressionam, fazem alguma coisa, fazem algumas negociações secretas. No entanto, ainda estamos vivos.

Pergunta: Por que é seguro? É esta a natureza do medo?

Resposta: Claro. A restrição é uma motivação muito séria. Se posso receber a mesma coisa em troca, e sei o que é, porque também a tenho, já é como se não existisse. Imagine, cerca de trinta países têm armas nucleares, incluindo Paquistão, Irã e Coreia do Norte. E graças a isso, tudo está calmo.

Comentário: Ou seja, os completamente sem cabeça também têm.

Minha Resposta: Parece-nos que eles não têm cabeça. Não, não. Quando você tem uma coisa dessas no bolso, sua cabeça começa a funcionar de medo.

Pergunta: Mas eles dizem: “pessoas destemidas”, “homem destemido”. O que é? Não é bom quando não há nenhum medo em mim?

Resposta: Pode ser uma pessoa completamente doente mental ou alguém que deseja destruir o mundo: “Depois de nós, até o dilúvio”.

Mas hoje, acho que não pode ser. Porque todo um grupo de pessoas tem que trabalhar para apertar o botão no final.

Comentário: Sim, existe algum tipo de sistema de segurança.

Minha Resposta: Sim. Eles próprios estão interessados nisso. As armas nucleares estão se tornando uma ameaça, nada mais.

Pergunta: Que conclusão pode ser tirada de tudo isso?

Resposta: É graças a isso que estamos indo na direção errada. Mas é graças a isso que chegaremos à necessidade de fazer o mundo diferente.

Pergunta: Será que algum dia chegaremos à necessidade de desarmamento ou não?

Resposta: Eu não sei como dizer isso. Não acho que chegaremos a isso sozinhos, mas a natureza nos levará a isso.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 29/05/23