O Caminho No Campo Da Vida

750.03Rabi Hiya e Rabi Yosi (dois sábios) caminhavam pelo caminho. Quando chegaram a um determinado campo, o rabino Hiya disse ao rabino Yosi: “Seu ditado Barah Sheet, que está implícito em Beresheet, é verdade, uma vez que os seis dias superiores, que são apenas VAK de Bina, são transmitidos na Torá, ZA, e não mais. Os outros, GAR de Bina, estão escondidos (Rabi Shimon bar Yochai (Rashbi), Zohar para Todos, “Fechadura e Chave”).

Pergunta: O que está escrito aqui não é sobre história, mas sobre o desenvolvimento interior de uma pessoa. Qual é o significado de “o caminho”? Por que a ênfase é colocada especificamente no fato de que os sábios abordavam um campo e não, por exemplo, uma floresta? Qual é o mistério de todos esses termos?

Resposta: O que é descrito no Livro do Zohar realmente se assemelha à nossa vida. Devemos cruzar o campo e encontrar nosso caminho nele. É bom quando há mais alguém caminhando conosco na estrada, um companheiro de viagem com quem podemos discutir nosso caminho, nos unir e tentar esclarecer nosso objetivo se estamos indo na direção certa e assim por diante.

Por isso, o artigo “Fechadura e Chave” descreve um fenômeno bem comum em nossa vida, quando queremos fazer algo e temos um companheiro de viagem com o qual conversando chegamos a uma certa conclusão do que devemos fazer para não errar no caminho da vida.

A estrada simboliza o caminho que percorremos na vida. E o campo é um local de trabalho onde uma pessoa se esforça para escolher sua direção e encontrar o caminho certo que a levará ao propósito da vida.

De KabTV, “Introdução do Livro do Zohar”, 21/05/23