De Lo Lishma Chega-se À Lishma

251Pergunta: Se uma pessoa pede para ser trazida para mais perto da luz, não será um pedido egoísta? Afinal, ela quer que seja melhor para ela.

Resposta: Não importa. Desejar coisas espirituais egoisticamente para si mesmo é chamado de Lo Lishma.

Uma pessoa quer experimentar o mundo espiritual, receber vida espiritual e um senso de verdadeira realidade, e ver que sua vida não é desperdiçada. Afinal, sua vida está passando e quem sabe quanto tempo lhe resta? Ela não quer acabar com isso inutilmente.

Uma pessoa inicialmente não pode pensar em nada além de seu próprio benefício. Portanto, se ela não deseja egoisticamente a espiritualidade e a imagina como boa, ela nunca se voltará para ela.

Portanto, o caminho espiritual começa com a realização egoísta (Lo Lishma), e então, sob a influência da luz superior (Ohr Makif), a atitude egoísta em relação à própria espiritualidade é substituída pelo altruísmo (Lishma).

Portanto, o egoísmo de uma pessoa é chamado de “ajuda contra si mesmo” (Ezer Kenegdo) porque leva a pessoa a um estado onde ela repentinamente vê: “Mas é exatamente o que está me incomodando!”

O próprio ego que tanto me ajudou e me impulsionou, devo agora destruir, não os próprios desejos, mas apenas sua intenção egoísta. Assim a luz gradualmente me muda.

Da Lição Diária de Cabalá 17/04/23