Faremos Para Ouvir!

527.03O caminho de uma pessoa deste mundo para o estado de igualdade com o Criador é dividido em muitos graus e estados pelos quais precisamos ascender. Ou seja, cada pessoa precisa corrigir suas qualidades interiores até que ela se transforme de uma pessoa comum em alguém semelhante ao Criador. Todo esse caminho pode ser dividido em etapas, assim como as rotas físicas são divididas em quilômetros ao longo do caminho. Existem 613 mandamentos na Torá, estados que precisamos seguir. Os mandamentos também são chamados de conselhos, que devem ser cumpridos para nos tornarmos cada vez mais semelhantes ao Criador, com a ajuda deles, até a adesão total a Ele.

Mandamento também significa conselho porque em cada tal apelo do Criador a nós há uma preparação para a realização, que é chamada de costas, assim como a própria realização, que é chamada de face. O Criador nos oferece algum tipo de ação. Se a cumprirmos, de acordo com ela receberemos algum tipo de elevação espiritual e novas qualidades serão reveladas em nós e, assim, daremos um passo em direção ao Criador.

A execução da ação em si é considerada costas; isto é, neste momento ainda não entendemos nada e não recebemos nada, mas quando terminamos a ação, revelamos alguma qualidade, o próximo grau, um novo estado do Criador, e isso é chamado de face.

Portanto, está escrito na Torá: “Faremos e ouviremos!” Estes são dois estados. Quando fazemos algumas ações exatamente como está escrito, revelamos dentro de nós a capacidade de ouvir e subir para o próximo nível.

Existem 613 graus no total. São 613 graus preparatórios que nos levam a um novo patamar. E tem também o lado da face quando depois do preparo começamos a ouvir e entender o que está sendo dito e a revelar algo novo. É assim que alcançamos o significado desses mandamentos, o significado dessas instruções.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 04/03/23, “Introdução do Livro do Zohar