Os Primeiros Alunos Cabalistas

165Pergunta: Por que seus primeiros alunos falavam russo?

Resposta: Publiquei vários livros em russo primeiro. Então as pessoas vieram até mim e literalmente me forçaram a estudar com elas. Na verdade, era mais fácil para eu ler e escrever em russo naquela época.

Além disso, não via ninguém necessitando isso em hebraico na época. Assim, no círculo fechado da Rússia, eu me sentia livre e sem restrições. Eu estava com medo de me revelar em hebraico. Quem sou eu mesmo sendo um estudante de um grande Cabalista? Eu ainda não tinha confiança e ainda não era a hora.

Era 1991-1992 e eu estava dando palestras no rádio em russo naquela época. Portanto, falantes de russo vieram e disseram que queriam estudar.

Pergunta: Por que você sentiu a necessidade de falar no rádio?

Resposta: Essa necessidade se desenvolveu em mim muito antes. A própria Cabalá pedia isso e eu senti uma certa pressão interior. É como o parto quando você dá o que está em você, dá à luz e tem espaço para a próxima porção, para o próximo acúmulo e obtenção do material.

Acumulei o material, consegui-o, compilei-o dentro de mim e depois despejei-o no livro. Através disso, de certa forma, dei à luz. Então minha capacidade interior ficou vazia novamente e foi possível começar a pensar no próximo tópico, acumular material, processar e estudar nas fontes.

Foi um grande incentivo para desenvolver, ler, processar, realizar e expressar tudo no papel e obter a reação das pessoas.

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. Raiz da Alma de Laitman”, 02/06/12