A Verdade Sobre A Cabalá

219.01Pergunta: De uma carta: “A Cabalá é um movimento místico no Judaísmo. Em essência, é um método para ler e entender a Torá. Baseia-se na ideia de que o texto da Torá pode ser interpretado em quatro níveis diferentes, o mais alto dos quais é revelado por meio de práticas místicas especiais. Então, Cabalá é misticismo e não verdade?”

Resposta: Que bobagem! Eu não ouvi uma única palavra de verdade agora.

A Cabalá é simplesmente um conjunto de leis da natureza que devemos observar se quisermos viver em união harmoniosa com a natureza.

Pergunta: O que é esse conjunto de leis, o que é a natureza?

Resposta: Existe a natureza, é tudo que existe inclusive as pessoas, inclusive todos e tudo, nosso mundo, nossos mundos, galáxias. Basicamente, é tudo o que podemos imaginar. Tudo representa um todo unificado que existe com a ajuda de forças mutuamente interconectadas. A Cabalá explora essas forças interconectadas.

Ela nos explica que só cumprindo a lei geral da natureza, a interligação geral entre todas as partes da natureza, seremos capazes de compreender, perceber, sentir e existir nessa natureza.

Se não alcançarmos o desejo de atingir essa natureza, ela gradualmente nos expulsará de si mesma. No final, ainda seremos obrigados a aceitar sua lei integral como a lei geral de tudo o que existe.

Pergunta: Você fala o tempo todo sobre uma lei que governa toda essa natureza e nós. O que é essa lei?

Resposta: Essa lei é chamada de Criador. Ou seja, existe uma força que contém todas as partes do universo em qualquer nível: inanimado, vegetativo, animado, humano e outras que ainda não conhecemos. Podemos chamá-las de místicas, não importa. Mas todos esses níveis existem, interagem e são interdependentes uns dos outros.

Pergunta: Acontece que estamos dentro do Criador, dentro desta lei?

Resposta: Claro! Dentro do Criador. E somos obrigados a obedecer a essa lei. De todas as formas de vida que conhecemos, somos a única forma de vida que tem consciência de si mesma e tem consciência, de alguma forma, da presença do Criador, sua fonte, sua raiz.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 26/01/23