O Que Tiver Que Ser Será

294.3Comentário: Perguntaram a um sufi: “Venerável, por que não há traços de tristeza em seu rosto?” “Não tenho nada que valha a pena lamentar pela perda”, respondeu o sufi.

Estamos tristes o tempo todo. Queríamos algo, mas não conseguimos. Um arranhão no carro, fomos enganados ou não recebemos a posição que queríamos. Estamos constantemente tristes, o tempo todo.

Minha Resposta: Que desastre!

Pergunta: Sim! A humanidade é assim. Você vê o que está acontecendo! Ela está em tristeza o tempo todo. E essa cadeia de tristeza se torna nossa vida. Você pode, por favor, explicar como não ficar triste? Como podemos não ficar tristes?

Resposta: Primeiro, aceite tudo como vindo da natureza – do Criador. E não deve haver objeções. Peça uma coisa o tempo todo: aproximação, conexão e adesão. Então tudo ficará bem.

Comentário: Mas o homem é desejo. Eu sempre tenho desejos. Este não aconteceu, aquele não aconteceu, e ainda outro não aconteceu. Como posso trabalhar com isso? Eu não sou preenchido com o que queria ser preenchido.

Minha Resposta: Com o que você gostaria de ser preenchido?

Comentário: O que eu gostaria? O que você disser!

Minha Resposta: Se você imaginar que no próximo minuto você se foi, então está tudo bem.

Comentário: Sim, então você está feliz com o momento em que está agora. Isso é tudo.

Minha Resposta: Você está feliz não porque está vivo e continuou a viver por mais um minuto, mas porque simplesmente existe neste momento que o Criador lhe deu. E você vive nele e tenta aderir a Ele.

Claro, a pessoa deve se esforçar ao máximo para garantir seu futuro, e assim está escrito na Torá, mas nada mais.

Pergunta: Mas se não estiver seguro, devo aceitá-lo?

Resposta: Claro.

Pergunta: Isto é, eu quero algo, mas o que quer que aconteça, acontece e pronto?

Resposta: Sim, definitivamente.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/01/23