Aproximação Interna

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa a anulação de si mesmo no que se refere ao outro?

Resposta: Anular-se uns aos outros e mutuamente entrar um no outro, de acordo com o princípio do “ama o teu próximo como a ti mesmo”, deve nos levar a uma conexão com o Criador. Assim, eu não só me anulo e me torno ninguém, um zero, mas realmente executo ações que me ajudam a conectar ao amigo para que ele seja capaz de entrar em contato comigo mais facilmente. Eu faço o que é bom para ele ao anular o meu ego e permitindo-lhe estabelecer contato comigo naturalmente.

Não faz diferença se ele é um egoísta, ou não. Eu não o julgo e não tento entender nada sobre ele, mas eu simplesmente me anulo para que ele seja capaz de entrar em contato comigo. Se ele atinge o mesmo estado, eu estou feliz que minhas ações de auto anulação em relação a ele no aproximaram, e é o mesmo com as outras pessoas.

Mas quando o amigo entra em contato comigo, eu sinto uma necessidade de cooperar mutuamente com ele, sinto como ele se aproxima de mim, e como ele é incorporado, entra em contato comigo, e até se veste de alguma forma em mim. Agora eu posso começar a cooperar mais ativamente com ele. Aqui eu tenho que ligar meu anti-ego, não suprimir o ego, mas operá-lo na direção oposta: o que o meu amigo quer de mim? Não é que eu simplesmente me torne mais fácil para entrar em contato, mas fácil e conveniente para ser usado, para que ele deva me usar. Então eu começo a crescer.

Em outras palavras, eu não apenas opero de acordo com o princípio de não faça mais a seu amigo o que é odioso a você, mas eu trabalho para o outro como ele gostaria, o que significa que eu uso meu ego a fim de doar. Eu entro em contato com o amigo, trabalho para seus desejos, e faço o meu melhor para realizá-los. Estas são altas acrobacias.

Da Convenção em Sochi 14/07/14, Lição 4