Só Um Sai Para A Luz

M. Wiseman, “Beshalach”: O Senhor ordenou a Moisés: Diga aos filhos de Israel que eles deveriam se virar e voltar ao Egito.

O mandamento de voltar ao Egito foi um teste para os filhos de Israel. Eles se alegravam a cada passo que os levava de volta aos seus torturadores. Aqueles que eram mais fracos puxavam seus cabelos e rasgavam suas roupas, mas Moisés aliviou sua mente e disse: “Eu recebi uma promessa divina de que vocês continuarão livres”.

Eles partiram na viagem de volta e chegaram a um lugar chamado Píton.

Nós nos afastamos do Egito e seguimos Moisés (o ponto no coração) e, de repente, voltamos. Isso é necessário para esclarecer as formas ocultas do Faraó (do ego), que nos ajudam a avançar.

A pessoa que começa a trabalhar espiritualmente primeiro avança e, de repente, descobre descidas internas ainda maiores e atributos ainda mais negativos que sequer percebera antes.

No entanto, ela não parar o movimento para frente, porque a pessoa se move um centímetro para frente e dois centímetros para trás, e, depois, ela acrescenta outro centímetro e avança mais três centímetros para frente, mas é jogada quatro centímetros para trás. Assim, ela avança em ziguezague, mas com uma amplitude crescente.

O movimento para trás é muito desagradável, porque a pessoa começa a descobrir tais atributos dentro de si que sequer suspeitava. Quando ela sai do Egito com o desejo de se tornar mais sociável, amigável, conectada aos outros, de acordo com o princípio “não faça aos outros o que é odioso para você” e “ama teu amigo como a ti mesmo”, ela de repente cai em terríveis sentimentos de ódio e malícia para com os outros.

Primeiro tudo corria bem e de forma consistente ao longo do caminho que ela deve seguir em direção ao Criador, mas, de repente, há tal inversão de marcha! A pessoa não entende o que está acontecendo: será que este método é tão cruel que pretende confundir e tirar proveito dela? Será que ela não está pronta para o trabalho espiritual ou que ele ainda não é para ela? Ela também pode pensar que os professores desejam enganá-la e ela começa a odiá-los.

Ele vê que nada funciona e é atraída de volta para onde estava antes, e é como se voasse para trás; ela não simplesmente volta ao Egito, mas volta a um estado muito pior do que antes.

Ao escapar de seus desejos egoístas e avançar em certo estado de iluminação e expectativa interior de sair da escuridão egoísta do mundo fechado, de seu pequeno desejo para um espaço aberto, ela subitamente cai enquanto se encontra no ápice de sentir-se melhor.

Com relação a isso, está escrito: “Mil entram numa sala e só um sai para ensinar (para a Luz)”, o que significa que, apesar das descidas profundas, ela continua a avançar. Isto significa que nos afastamos do Egito e, assim, voltamos a fim de avançar.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 23/04/14

Material Relacionado:
Você Tirou Um Bilhete Premiado De Milhares
O Programa Secreto Dos Cabalistas Vem À Luz