Mudanças Não São Fornecidas

Projeto Sistêmico

Pergunta: Muitas vezes nós vemos como uma nova pessoa entra no sistema político com um desejo verdadeiro e honesto de fazer mudanças benéficas, mas, em seguida, encontra-se num ciclo corrupto.

Para obter resultados ela deve agir de acordo com as regras do sistema. Então, ele começa a “mofá-la” até que o espírito inovador nela seja transformado na atmosfera obsoleto das velhas instituições. É possível evitar isso? Pode ser de outra forma?

Resposta: Não. No âmbito do antigo sistema não temos chance. Quando a pessoa entra, ela passa pela “moldagem de uma nova imagem”; esta é uma situação inevitável e ela já não pode produzir nada qualitativamente novo.

Pergunta: No recente 19o Knesset (Parlamento Israelense), 53 novos membros entraram, cerca de metade do número de membros do Knesset. No início, eles eram uma força poderosa desejando mudança; no entanto, no final, nada mudou em princípio. Afinal de contas, isso não é ilógico?

Resposta: Numa sociedade egoísta quebrada, a liderança política é mais egoísta e danificada do que ninguém. Isso ocorre porque os líderes são escolhidos como seus representantes mais exitosos de acordo com os critérios da atual sociedade. Eles são uma imagem em espelho do povo. Eles são nós, só numa fase posterior.

O sistema os “engole” como um moedor e já os “cospe-los para fora” como os outros. A pessoa deve comunicar, desempenhar seu papel, conduzir os tipos de negócios, fazer aparições, organizar reuniões, trabalhar e manter todas as normas existentes. Ela não tem outra escolha; de uma forma ou de outra, ela é jogada num sistema muito difícil e é forçada a se adaptar a ele. Caso contrário, ele não vai “ouvi-la”; ele não terá nenhum negócio com ela.

Primeiro eles a cumprimentam calorosamente, mas depois disso, quando ela fala sobre algo tangível, eles lhe dizem: “Não, nós fazemos as coisas de forma diferente. Sim, certamente, as mudanças são necessárias, mas é preciso trabalhar de acordo com as regras gerais, tendo em conta todos os tipos de interesses e esferas de influência…”.

No final, o sistema faz o que precisa com a pessoa, nem uma peça permanece do que ela era antes. Eles a “formatam”; eles a “esfregam” como um boneco de madeira. Ela era um fantoche, ela se torna outro.

Depois de meio ano deste tipo de aclimatação ao sistema, a pessoa se esquece de como era antes. Ela não é mais a mesma pessoa; ela já não se lembra dos pensamentos grandiosos, como a redução do custo da habitação ou dos alimentos. Além disso, eles a permitem gerir a estrutura na qual é possível baixar os preços, e, desta forma, quando ela se torna um ministro, é incapaz de fazer qualquer coisa.

As Mudanças Vão Vir de Baixo

O sistema de governo é um monstro que “engole” as pessoas e as unifica no padrão geral. Não é um chefe de governo, nem os ministros, nem os membros do Knesset. Toda a estrutura é construída de tal modo que a mudança seja quase completamente bloqueada.

O que foi será. O poder, o entusiasmo, as intenções sinceras, os talentos e habilidades, todos estes são impotentes contra o sistema. “Será que ela quer ajudar a sociedade? Será que ela quer baixar os impostos e os preços? Por Favor! Vamos todos ajudá-la! Adiante!” Meio ano depois, torna-se claro que ela já esqueceu os grandes planos, não fez nada, e não fará.

Você pode escrever notas para si mesmo com lembretes sobre as promessas pessoais; em todos os casos, questões urgentes e infinitas combinações delas vão atraí-lo para a rotina. O sistema, a influência do ambiente, obriga a pessoa a assumir uma nova forma.

Pergunta: Existe uma outra possibilidade de mudar o governo?

Resposta: Não. A única possibilidade é iniciar o movimento “debaixo”, a partir do povo. É necessário ensinar o povo por todos os tipos de canais, mídia, livros, palestras e workshops, com os quais levamos às pessoas uma nova agenda, uma nova meta. Além disso, a realização disso não irá depender do governo; não é necessário que instruções desçam de uma hierarquia dominante. Nós vamos ensinar ao povo o que é a conexão e unidade adequada; vamos ensiná-lo as relações corretas e, assim, as mudanças virão.

De KabTV “Uma Nova Vida” 16/12/14

Material relacionado:
A Vontade Do Povo Na Era Moderna
Temos De Abraçar a Natureza A Fim De Avançar