O Único Meio De Correção

Baal HaSulam, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”,item 25: Examine a primeira pergunta, onde eles imaginam que eles podem manter toda a Torá, sem o conhecimento da sabedoria da Cabala. Eu digo-lhes: Na verdade, se você pode manter o estudo da Torá e a observância dos mandamentos de forma adequada, Lishma,ou seja, somente com o intuito de trazer contentamento ao Criador, então, de fato, você não precisa estudar Cabala. Isso porque, em seguida, é dito sobre você, “a alma deve ensiná-lo.”

Mas se você estiver praticando a Torá em Lo Lishma por mais de três anos, como o rabino Yossi diz, e cinco anos, como o Kama Tana diz, então o Braita avisa que você não vai ver um bom sinal nesse caminho que você está trilhando! Por que iludir suas almas com falsas esperanças, quando você tem essa tática próxima e certo como o estudo da sabedoria da Cabala.

Podemos corrigir o nosso desejo, de modo que ele será totalmente destinado à doação apenas pela união “como um homem com um coração. “Então, vamos tornar um vaso, um desejo que está pronto para a doação,e eventualmente atingir o objetivo: a adesão com o Criador.

A questão é se isso é possível sem estudar a sabedoria da Cabala?Como sabemos, a resposta é não, é impossível, porque a Luz que vem para corrigir uma pessoa só é revelada pela sabedoria da Cabala. Isto é o que traz a luz para as nossas almas grosseiras e corruptas, e não outra sabedoria pode nos ajudar aqui.

Além disso, sem a sabedoria da Cabala, não sei mesmo o que estudar. Isto porque a Cabala inclui introduções, explicações sobre por que o homem foi criado, por isso que a Torá é necessária, e como usá-la corretamente, apenas para a correção da natureza humana, para  estabeler relações mais estreitas entre as pessoas, de modo que elas se tornem um todo e, assim, se assemelhem a Luz, para que a partição chamada de “Faraó”,que nos separa um do outro e regras sobre nós, quebre.

Ao estudar a sabedoria da Cabala vamos entender o que o nosso livre-arbítrio é onde exatamente devemos aplicar todos os nossos esforços. Mas se uma pessoa apenas estuda a Sagrada Escritura: a Bíblia, o Talmude, e assim por diante, não é o suficiente para entender o que é exigido dela.

No fim do exílio alcançamos tais desejos humildes que, mesmo com a  da sabedoria da Cabala é difícil avaliar e traduzir os termos e as definições corretamente, direcionando-os para a própria pessoa, para o que está acontecendo dentro dela. Da parte chamada de “a percepção da realidade”sabemos que tudo está na verdade dentro de nós. E ainda assim, é muito difícil para nós mudar a nossa perspectiva, olhar de fora para dentro, e ver que o mundo inteiro está aqui, e que este é o lugar que precisa de correção.

[93698]
Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala22/11/12,”Introdução ao TES”

Material Relacionado:
Do Ponto A Ao Ponto B Com A Ciência Da Cabalá
A Vida É Boa Se Você Sabe O Seu Significado
É Hora De Mudar