Prazer Duradouro

572.02Em outras palavras, uma pessoa pode agradar um corpo limitado com seu trabalho e esforço, que é um hóspede passageiro ou eterno, o que significa que a energia permanece na eternidade (Baal HaSulam, Shamati 30, “O mais importante é querer apenas doar”).

Pergunta: Qual é a diferença entre o sentimento de prazer na qualidade de “um hóspede passageiro” e a qualidade de “um hóspede eterno”?

Resposta: Se você não pensa em si mesmo, que deseja conseguir algo, tudo correrá bem. E se você ficar pensando “Onde está meu salário? Onde estão meus ganhos?”, você não tem mais nada. Tudo desaparece como se se dissipasse no ar.

O propósito da criação é deleitar as criaturas. Isto é o que o Criador quer. Mas Ele quer lhes dar prazer verdadeiro: eterno, infinito, ilimitado e imperecível.

Portanto, devemos alcançar um estado onde estejamos prontos para nos elevarmos acima do nosso egoísmo e pensarmos apenas em como seremos capazes de receber e dar ilimitadamente, ou seja, expandir os nossos Kelim (vasos). Então teremos a atitude correta em relação à natureza do Criador e à natureza do mundo.

Pergunta: Uma pessoa sente prazer em dar aos outros. Como isso difere do prazer que é chamado da qualidade de um hóspede passageiro? Como, ao mesmo tempo, uma pessoa pode não desfrutar para si mesma?

Resposta: A diferença é muito grande porque, de acordo com a sua intenção, você pode passar da recepção para si mesma para a recepção em prol da doação. Assim você passa de um mundo que é egoísta para outro mundo que é altruísta.

Da Lição Diária de Cabalá 27/10/23, Escritos do Baal HaSulam, “O Mais Importante é Querer Apenas Doar