Mesmo Que Uma Espada Afiada Esteja Apontada Para O Pescoço

222Dana escreve:

Comecei a estudar recentemente. E hoje ouvi pela primeira vez a lição matinal. Eu fiquei muito impressionada. Eu tenho a seguinte pergunta. Durante a lição, ouvi a seguinte citação do tratado Brachot: “Mesmo que uma espada afiada seja colocada no pescoço de uma pessoa, ela não deve se desesperar pela misericórdia”.

Muitas vezes senti que estava vazia, que não tinha futuro, que não fazia sentido viver. Diz para não se desesperar. Como não se desesperar? Como você permanece na esperança mesmo quando não há esperança?

Resposta: Tudo vem do Criador. Esta é a primeira coisa. Em segundo lugar, tudo é para melhor. Isto é absolutamente correto. E no final, todos saberemos, compreenderemos e seremos gratos.

Pergunta: Seja grato por tudo o que aconteceu? Por algo tão assustador, até pelo pior? Até guerras, tragédias, tudo?

Resposta: Sim, por tudo. Eu entendo você e entendo as pessoas que estão passando por sofrimentos e problemas terríveis, mas no geral é assim.

Pergunta: Então uma pessoa precisa absorver isso de alguma forma?

Resposta: Sim. As pessoas devem sintonizar-se com o fato de que é assim que o programa do Criador funciona, e aguentar. Isso se chama que a misericórdia chega até ela aos poucos.

Pergunta: Outra pergunta: por que tais estados chegam até nós?

Resposta: Para que possamos detectar a boa atitude do Criador para conosco em qualquer condição. Em qualquer condição!

Pergunta: Você entende como as pessoas estão nervosas ouvindo você agora?

Resposta: Entendo tudo isso, mas não há nada que você possa fazer. Isto é simplesmente inacreditável. Contudo, conversei muitas vezes em minha vida com pessoas especiais que passaram por grandes perdas, que vagaram pelo deserto gelado. Meu parente era piloto e morreu. E todos disseram apenas uma coisa: a pessoa deve concordar, abaixar a cabeça e seguir em frente.

Pergunta: O que você quer dizer com “seguir em frente”?

Resposta: Faça o que precisa ser feito. Devemos fazer o que o nosso coração manda, ou seja, não o nosso coração vivo, mas o coração como tocha que deve iluminar o nosso caminho.

Comentário: Mas o caminho, você continua dizendo, é o caminho, de uma forma ou de outra, para a conclusão de que tudo vem do Criador.

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: Este é realmente o caminho? Mesmo que sempre sejamos desviados deste caminho?

Resposta: Ninguém nos afasta do caminho certo; somos nós que queremos fugir para algum lugar.

Pergunta: Veja o que está acontecendo! O tempo todo você pensa: “Como isso pode vir do Criador? Como?! O que é isso? Misericórdia?!”

Resposta: De quem mais pode vir?

Pergunta: É confuso quando tais questões surgem. Devemos esperar?

Resposta: Agarrem-se uns aos outros e ao Criador, todos juntos.

Pergunta: Quando você diz “uns aos outros”, você quer dizer para aqueles que procuram a mesma coisa que nós?

Resposta: Claro. E para quem mais?

Pergunta: No artigo que lemos na lição, foi dito: “Mesmo que uma espada afiada seja colocada no pescoço de uma pessoa, ela não deve se desesperar pela misericórdia”. Foi dito que uma faca afiada pressionada contra o pescoço de uma pessoa é o egoísmo que uma pessoa sente; isso simplesmente a corta.

Você não deve se desesperar com a misericórdia, isto é, você deve acreditar que o Criador dará a propriedade de doação e amor, e de uma forma ou de outra você sairá deste estado.

Cada pessoa sentirá isso ou é apenas dado aos Cabalistas sentir que o egoísmo é apenas…?

Resposta: Acho que nem todo mundo sente isso.

Uma pessoa vivencia tais questões, tais problemas, tais testes de acordo com sua prontidão para esse tipo de coisa. Além disso, a pessoa não sabe. Ela pode se sentir fraca, mas quando surgem problemas, ela se endireita.

Pergunta: Como você encontra forças para se endireitar repentinamente?

Resposta: Você não encontrará com antecedência. Só chega naquele momento.

O Criador não conduz a isso todas as pessoas, mas apenas aquelas que Ele quer aproximar, dando-lhes provas, para que construam um pouco mais de compreensão do mundo.

Pergunta: Compreender que a natureza humana é má e que quero sair dela, e a compreensão do Criador que me dá forças para sair?

Resposta: Não peço nada mais do que uma coisa: superar sua fraqueza, seja qual for a forma, seguir em frente.

Pergunta: E Ele dará força?

Resposta: Sim. Ele dará.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 26/10/23