Guerras Externas E Internas

601.02Pergunta: Em hebraico “exército” é chamado de “tzava” – “tze ve bo”, que significa entrada e saída do poder do princípio do mal, ou seja, nosso egoísmo.

Quando uma pessoa luta contra isso, ou ela está sob o poder do egoísmo, ou sai dele. Podemos dizer que o mais importante é o próprio processo de trabalho e que o resultado da guerra não importa? Ou vencer ainda é importante?

Resposta: O resultado é muito importante para nós! Mas, além disso, precisamos entender por que a guerra ocorre, a sua razão, em que caso ela pode parar, e assim por diante. Devemos aprender a trabalhar com isso corretamente.

Pergunta: O resultado da guerra depende do Criador ou das pessoas?

Resposta: É sempre do Criador. O resultado depende do quanto nossos planos e desejos coincidem com o Criador. Então não haverá derrota.

Pergunta: Para uma guerra externa, os mesmos princípios são verdadeiros como na guerra contra a inclinação ao mal do homem?

Resposta: Sim. Se uma pessoa vencer uma guerra com a inclinação ao mal dentro de si, ela poderá vencer uma guerra que já se manifestou no mundo exterior.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 29/10/23