A Intenção Define Tudo

627.1Portanto, quando a pessoa se acostuma a caminhar nos caminhos da doação, não tem, de qualquer forma, vasos de recepção. Quando ela caminha pelos caminhos da recepção, ela não tem vasos de doação (Baal HaSulam, Shamati 15 “O que são outros deuses na obra?”).

Pergunta: O que são as pedras para pesar? São apenas nossos pensamentos internos, escrutínios ou ações no grupo?

Resposta: São pensamentos e sentimentos, bem como as relações entre nós e entre nós e o Criador – todos juntos.

Comentário: Não está claro como tanto os Kelim de doação quanto os Kelim de recepção são adquiridos com a ajuda da pesagem das pedras.

Resposta: Depende unicamente da intenção. Não importa se estou recebendo ou dando. O que mais importa é a minha intenção: pelo bem do Criador ou pelo meu próprio bem.

Pergunta: E como pesar as pedras ajuda aqui? Por exemplo, eu quero estar na qualidade de doação, em conexão com amigos, mas surgem algumas perturbações, e é isso que me afasta.

Resposta: É bom que haja distúrbios. Se você resistir a eles e for contra eles, você definitivamente alcançará a qualidade de doação. Ao resistir às perturbações, você já está adquirindo Kelim de doação.

Resistir às perturbações significa justificar o Criador. Quando pensamentos externos chegam até você, as perguntas “quem” e “o quê”, o Criador observa como você responde a eles.

Pergunta: Mas estes pensamentos são sobre amigos. Isso significa que primeiro tenho que justificar meus amigos?

Resposta: Não importa. Mesmo que existam diversas ações, em última análise, um pensamento específico está sendo perseguido.

Da Lição Diária de Cabalá 26/10/23, Escritos do Baal HaSulam, “O que é outros deuses na obra?”