Nova Vida 231 — Felicidade E Saúde

Nova Vida 231 — Felicidade E Saúde
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Qual é a conexão entre a condição física de uma pessoa, sua condição espiritual e o grau de felicidade? Como você define o sentimento de felicidade? O que é considerado saúde?

Certamente o estado do corpo influencia a felicidade, mas ser saudável ainda não deixa a pessoa feliz. Certamente abaixo de um determinado nível de saúde, o corpo incomoda e perturba constantemente a sua felicidade. No entanto, as pessoas com deficiência são por vezes mais felizes do que outras. Vale a pena que uma pessoa aprenda a lutar pelo que pode alcançar e a desistir do que está além de sua capacidade.

O propósito da vida é ser feliz, não se preocupar com o corpo. Por isso é preciso se preocupar para que o corpo não interfira. Uma turma de crianças com deficiência brinca junto e fica muito feliz. Quando todos estão juntos, as limitações não interferem.

A saúde mental de uma pessoa depende muito do ambiente. A ajuda mútua traz felicidade. No futuro, alcançaremos um estado de boa saúde física, mas seremos menos felizes. Ouvir o seu corpo também não trará a verdadeira felicidade; mesmo o relaxamento máximo é temporário. Um equilíbrio entre o indivíduo e a sociedade segundo um padrão uniforme, como tentaram na China e na Rússia, não traz felicidade.

Felicidade é o sentimento de satisfação por se realizar. A felicidade é sentida quando há algo mais elevado que você tem na vida, algo pelo qual você sente que vale a pena viver. As drogas não trazem a verdadeira felicidade. Não há nelas nenhum sentido da realidade da vida, de alcançar a essência da vida. É especificamente em situações de doença extrema que a pessoa tem a oportunidade de reconhecer o poder que gere a sua vida. Uma pessoa que transcende o egoísmo estreito descobrirá as forças que agem sobre nós e poderá criar equilíbrio em sua vida.

Extraído de KabTV, “Nova Vida #231 – Felicidade e Saúde”, 29/09/13
Este resumo foi escrito e editado por alunos do Cabalista Dr. Michaeel Laitman