“O Que Shavuot Significa?” (Times Of Israel)

Michael Laitman, on The Times of Israel: “O Que Shavuot Significa?

Shavuot significa o dia da entrega da Torá, que é o maior evento que poderia ocorrer.

Por que é o maior evento de todos os tempos?

Marca um estado em que certas pessoas que viveram suas vidas normais, sem saber por que estavam vivas, receberam instruções – um método – sobre como viver de maneira ideal em nosso mundo, como descobrir quem realmente eram e, se assim o desejassem, poderiam sair da estreita estrutura de sentir este mundo em seus cinco sentidos corporais, expandindo sua percepção e sensação para sentir um novo mundo.

Elas chamaram o método que receberam de “a Torá”. Por meio desse método, elas poderiam descobrir uma realidade muito mais rica e ampla — a realidade eterna — com a qual poderiam se conectar e sentir.

Isso é o que a Torá nos dá. É um método para expandir nossa percepção e que nos permite descobrir a verdadeira realidade onde residem as forças de amor, doação e conexão, além da estreita realidade que percebemos em nossos cinco sentidos corpóreos.

Shavuot é, portanto, um feriado muito especial. Marca uma diferenciação de nós que vivemos como animais neste mundo para nos tornarmos seres humanos no sentido mais amplo do termo, ou seja, aqueles que saem de seu sentimento deste mundo estreito e transitório e entram na realização de uma realidade verdadeira, eterna e perfeita além dos sentidos corporais.

Devemos, portanto, respeitar este feriado e tentar alcançar o que aqueles que atingiram esses estados – os Cabalistas – nos dizem sobre isso: que é um estado de conexão “como um homem com um coração”, de apoio e compreensão mútuos, com amor e cuidado mútuos, e onde nos sentimos existindo em um só coração.

Embora cada um de nós inicialmente viva em nossas qualidades egoístas, onde abrigamos muitos pensamentos, desejos, decisões e opiniões divisivas que resistem ao estado de nossa conexão completa uns com os outros, usando o método da Torá – o método de como se conectar com a força da natureza superior que nos influencia e muda – podemos subir de nosso nível egoísta para um nível de eternidade e perfeição.

Se não tivéssemos recebido o método de conexão chamado “a Torá”, ficaríamos completamente divididos e não teríamos oportunidade de entender a qualidade de amor, doação e conexão. Teríamos permanecido como animais neste mundo. Graças a vários indivíduos únicos que implementaram esse método em si mesmos, podemos acessar e aplicar o mesmo método em nós mesmos.

Quando o fazemos, desenvolvemos o sentido de sentir a qualidade do amor, da doação e da conexão. Passamos a sentir que existe uma força especial que vitaliza e ilumina a conexão entre nós.

Todas as pessoas acolhem esse sentido, mas algumas o sentem mais do que outras, e o método que recebemos em Shavuot nos permite desenvolvê-lo até que nos sintamos atraídos a nos conectar “como um homem com um coração”. Além disso, aqueles que desenvolvem esse sentido influenciam seu despertar nos outros e, como tal, cada vez mais pessoas se aproximam dele.

Qual é esse sentido? De um modo geral, é o sentimento de amor.

Se nos mantivermos em uma inclinação para alcançar um amor comum um pelo outro, passaremos por vários estados de sentimento de nossa desconexão, com desrespeito um pelo outro, até descobrirmos a força de amor, doação e conexão que nos une naqueles estados.

Nós nos tornamos uma nova nação baseada em um desejo comum de nos conectarmos no amor acima de nossas qualidades divisoras, ou seja, uma nação que anteriormente não existia de forma natural e biológica.

É minha esperança que realmente desenvolvamos esse senso de amor, doação e conexão usando o método de conexão que recebemos, e que alcancemos esse novo sentido mais cedo ou mais tarde. Ao fazê-lo, sentiremos uma nova realidade inclusiva, eterna e perfeita se abrir para nós, uma sensação de harmonia e paz que nem podemos imaginar em nossos atuais sentidos terrenos.