Se Você Está Sozinho

294.3Pergunta: Em um de seus clipes havia uma história sobre uma baleia solitária que existe em sua própria frequência e produz seus próprios sons. As outras não a veem nem a ouvem. Ela vagueia sozinha.

Martha escreve para você: “Diga-me, o que devo fazer? Eu sou uma baleia solitária. Estou cercada por muitas pessoas, mas estou sozinha. Quero muito me comunicar com as pessoas, mas não consigo encontrar um contato sincero, tenho medo das pessoas. O que devo fazer?”

Resposta: Sintonize-se com o fato de que não há contatos sinceros. Exista do jeito que você existe. Não se chama ser uma baleia solitária. A baleia também não existe sozinha, mas entre muitas, muitas outras, semelhantes e incluindo-a. Nós também.

Comentário: Mas foi dito que a baleia vagueia sozinha, que ninguém a ouve ou vê. Martha acha que ela é igual.

Minha Resposta: E daí? O que há de errado com isso? Não me sinto como uma baleia solitária. Eu faço minhas próprias coisas, me comunico com um certo número de pessoas e assim por diante. Ou seja, não é solidão.

Pergunta: Não solidão. E se ela tiver essa solidão?

Resposta: É assim que ela se sente.

Pergunta: Se ela escreve: “Tenho medo das pessoas”? Como ela pode superar tal problema se não for no nível médico? Medo das pessoas, medo dos contatos, tem gente que não quer essa conexão; elas têm medo disso. Qual deve ser o resultado de seus esforços?

Resposta: O resultado é que elas acabam encontrando uma companhia na qual se sintam à vontade.

Pergunta: Mas precisamos olhar do fácil para o difícil, com quem posso? Não se force.

Resposta: Não! Mas você pode entrar em alguns clubes e conversar com uma ou duas mulheres ou homens lá.

Pergunta: Por favor, explique por que você insiste em entrar em contato. Por que não dizer a uma pessoa: “Bem, apenas exista do jeito que você é”?

Resposta: Mas ela está reclamando!

Comentário: Ela reclama, isso mesmo. “Quero muito me comunicar com as pessoas, mas não consigo encontrar um contato sincero.”

Minha Resposta: Sincero! Ela mesma não está pronta para um contato sincero.

Pergunta: É isso que você sente?

Resposta: Claro.

Pergunta: Que tipo de contato é sincero para você? Para ela, está claro para mim que ela está procurando algo assim para si mesma.

Resposta: Para mim, um contato sincero é encontrar um livro que me capture. Isso é tudo.

Pergunta: Em geral, como você chamaria um contato sincero?

Resposta: Quando eles entendem você. Mas isso também não é bom. Ao mesmo tempo, uma pessoa tem muito pouco de si mesma. É verdade, nós realmente não queremos nos abrir.

Pergunta: Sim, estamos fechados, claro. Então, afinal, o que é contato sincero?

Resposta: Não sei. É quando você se sente confortável com uma pessoa. Mas com quem você pode estar constantemente calmo?

Comentário: Isso também é um problema.

Minha Resposta: Claro.

Pergunta: Um contato real, o que é?

Resposta: O contato real é obviamente quando você ama uma pessoa e quer fazê-la se sentir bem o tempo todo.

Comentário: Você pegou e de repente mudou tudo assim. Em vez de ser bom para mim, você diz: “Para que seja bom para o outro. E isso se chama contato”.

Minha Resposta: Sim, quando eu sentir que quero que seja bom para ele, crio uma atmosfera agradável para ele, um sentimento.

Pergunta: E se estamos falando do superior, do Criador, o que é um contato real?

Resposta: Isso já é uma equivalência de forma. Isso é para que eu possa afetar o Criador da mesma forma que Ele me afeta. Para fazer isso, preciso mudar minha natureza, que, aliás, Ele fez para mim. Então, devo pedir a Ele para mudar isso. Este pedido é o contato.

Pergunta: Tal pedido pode ser sincero?

Resposta: Em parte, até que eu realmente peça sinceramente.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 23/03/23