“Quais São As Coisas Que Só Podem Acontecer Com Os Israelenses?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São As Coisas Que Só Podem Acontecer Com Os Israelenses?

É comum em Israel desrespeitar pessoas de status, como funcionários do Estado. A razão para isso é que nós – o povo de Israel, os judeus – somos um povo livre em nossas raízes. Nós nos originamos como uma nação de membros que eram iguais uns aos outros.

Cerca de 4.000 anos atrás, quando nos unimos como “o povo de Israel”, nos reunimos em torno de Abraão. Naquela época, Abraão convidou qualquer pessoa na antiga Babilônia que desejasse alcançar o grau de igualdade, amor e liberdade dos limites deste mundo, para implementar seu método.

Abraão ensinou a seu grupo que eles eram uma nação livre, pois cada um precisava se desenvolver para se tornar uma força positiva de apoio, encorajamento, cuidado e amor uns pelos outros. Nesse estado, ninguém é inferior aos outros e ninguém pode dizer aos outros o que fazer, mas cada um de nós pode dar exemplos de amor e cuidado. Se pudermos nos sustentar nesse movimento contínuo de amar e cuidar uns dos outros, experimentaremos harmonia e paz, mas se não pudermos nos manter nessa direção positiva, nos tornaremos como selvagens.

O método de Abraão deve unir as pessoas como iguais, sem limites, onde nenhuma pessoa é maior ou menor que as outras. Em outras palavras, em nossa origem, não temos noção de “um é poderoso e outro é fraco”, mas todos nos complementamos em um esforço comum para nos unirmos acima de nossas diferenças.

Uma vez que Abraão nos uniu como iguais em uma conexão de amor entre si, desenvolvemos uma abordagem muito aberta em nossas relações. Vivíamos em uma conexão positiva onde nos comportávamos como se todos em todos os lugares estivessem em nossos quartos.

Mais tarde, quando caímos do grau de amor comum um pelo outro e mergulhamos em atitudes opostas um ao outro – um estado de ódio infundado – o sentimento de nossa igualdade se transformou em um desrespeito e desconsideração comuns. Em outras palavras, desconsideração, rejeição e alienação substituíram o amor, a consideração mútua e a união. Isso é o que vemos entre nós hoje.

Precisamos entender o quanto poderíamos ter uma vida melhor se mais uma vez aplicássemos o método de Abraão a nossos relacionamentos. Se começarmos a nos unir acima de nossos impulsos divisivos, experimentaremos todo um novo mundo harmonioso e pacífico que se abre para nós. Nós atrairíamos a força do amor e da conexão que reside na natureza para nossas relações e, ao fazer isso, aproveitaríamos aquela habilidade que uma vez nos uniu como “o povo de Israel”. Nossa unidade teria efeitos ondulantes imensamente positivos não apenas para nosso próprio bem-estar, mas as pessoas ao redor do mundo também sentiriam uma onda de uma nova força positiva entrar em suas vidas, e a atitude para com os israelenses e judeus em geral ao redor do mundo se tornaria muito positivo: as pessoas reverenciariam o grupo que traz amor, paz e unidade ao mundo.

Baseado no vídeo “A Questão da Igualdade entre a Nação Israelense” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.