O Criador Declarou Guerra Contra Nós?

220Pergunta: Afinal, vivemos em tempos turbulentos. Olhamos para trás e vemos pandemia e guerra. Também tivemos fortes terremotos na Turquia e na Síria. Não vou nem mencionar o número de mortos porque está crescendo rapidamente. Todos os dias eles acrescentam dois ou três mil infelizes mortos. Também é muito frio lá. O tempo frio atingiu exatamente ao mesmo tempo. Agora, provavelmente, é quase impossível encontrar pessoas que ainda estejam vivas.

Quando há guerras entre pessoas, em princípio, pode ser possível chegar a algum tipo de acordo em algum momento quando as forças estiverem esgotadas. Mas quando a guerra é declarada pela natureza, o que fazer?

Somos tão pequenos insetos! Desenvolvemos ciência e tecnologia, mas não podemos prever o que está acontecendo. O que está acontecendo lá é um inferno! A guerra que a natureza declarou contra nós, o que devemos fazer com ela? Como podemos trabalhar com isso?

Resposta: Acho que não há nada que possamos fazer. Nada!

A Torá diz que se você fizer a coisa certa, de acordo com sua consciência, e assim por diante, tudo ficará bem. O Criador — a natureza (na gematria “Teva) irá tratá-lo normalmente e tudo ficará bem. Você receberá o sol a tempo, a chuva a tempo. Em geral, tudo ficará bem. Mas isso é com a condição de que você seja bom.

Pergunta: Você disse que a Natureza – “Natureza” com letra maiúscula – é equivalente ao conceito do Criador. A gematria dessas duas palavras em hebraico é a mesma. Ou seja, estamos falando do Criador, certo?

Resposta: Sim.

Comentário: Você também diz que se formos bons para o Criador, Ele será bom para nós.

Minha Resposta: Naturalmente. Cumpra os mandamentos Dele e verá como Ele trata você absolutamente da mesma forma! Os mandamentos são as leis da natureza.

As leis da natureza não são físicas, matemáticas e assim por diante, que conhecemos da ciência. As leis da natureza são aquelas que se relacionam com o nível de atitude de uma pessoa em relação ao mundo. Ou seja, é a relação das pessoas entre si, a relação de uma pessoa com a natureza inanimada, vegetativa e animada. Essa é a atitude de uma pessoa em relação ao universo, ao cosmos, a tudo. Tudo isso significa a atitude de uma pessoa para com o Criador.

Em geral, deve ser apenas amor, uma atitude correta e calorosa para com tudo o que está fora de você. Para tudo fora de você.

Comentário: Ou seja, eu tenho amor por mim mesmo, não tem como fugir disso.

Minha Resposta: Este é o seu egoísmo.

Pergunta: Você está dizendo que não tenho isso para o outro e para o que está fora de mim?

Resposta: Não, claro que não.

Pergunta: Ou é insuficiente?

Resposta: Não! Isso não existe.

Pergunta: Como posso sair de mim mesmo e começar a amar algo ao meu redor? Há algum passo que uma pessoa deve tomar? Agora estamos falando, em princípio, sobre como resistir ou como parar toda essa guerra que a natureza declarou contra nós. Se possível, dê conselhos específicos. Como posso sair de mim e começar a amar algo fora de mim?

Resposta: Isso é “amar o próximo como a si mesmo”. Este é o mandamento mais importante e geral de toda a Torá.

Pergunta: Quando você diz “próximo”, você quer dizer apenas uma pessoa que está perto de mim?

Resposta: Em geral, em princípio, essa é uma atitude para com tudo ao seu redor. Você deve desenvolver esse amor em si mesmo e começar a doá-lo. Além disso, não apenas por cálculo: isso eu amo um pouco mais, isso um pouco menos e assim por diante. Amor! Amar é quando seu coração lhe diz qual deve ser sua atitude.

Comentário: O tema do coração também não está muito claro para nós.

Minha Resposta: Precisamos trabalhar nisso. Isso não é apenas virar alguma chave. Este é todo um processo para amar alguém fora de si mesmo.

Pergunta: O que significa amar?

Resposta: Amar significa tratar o outro como a si mesmo. O que poderia ser mais simples?

Comentário: Isso é certo. Mas não podemos dar este passo.

Minha Resposta: Não. Nem mesmo entendemos como.

Pergunta: Como fazer isso?

Resposta: Não sei. Precisamos apenas assistir a algum filme primeiro, sobre como uma pessoa se ama, para que eu possa aprender com isso como devo amar os outros.

Pergunta: Você quer dizer, meio que copiá-lo?

Resposta: Sim. Vá em frente, mostre-me em algum filme sobre o quanto eu me amo, sem exceções. Então verei daqui como devo amar os outros. Para que eu sempre tenha esse exemplo.

Comentário: Então, eu vivo o tempo todo para receber algo doce, bom, caloroso, gentil e cordial, quero que todos me tratem assim.

Minha Resposta: Principalmente, estar certo o tempo todo.

Pergunta: Você está bem aqui, sim. De repente, tenho que desistir e dizer: “Você está certo”?

Resposta: Sim.

Pergunta: Este é um trabalho sério. A natureza vai se acalmar então?

Resposta: Claro, vai se acalmar! Porque você, o principal instigador de todo esse processo negativo, simplesmente se retirará de cena. A natureza nos corrige e nos leva a esta mesma decisão.

E a natureza reage a isso. Ela deu ao ser humano este mundo, esta Terra, à sua mercê. Faça o que você quiser.

Comentário: Mas, em princípio, é dar e doar.

Minha Resposta: É dar e doar na medida em que você está dando e doando.

Comentário: Você coloca um sinal de igual aqui; se eu for igual a ele, tudo ficará bem.

Minha Resposta: Uma pessoa deve chegar à semelhança com o Criador. É por isso que a natureza não desiste aqui.

Pergunta: Se reduzirmos tudo a uma frase curta, veremos que devemos ser semelhantes ao Criador e pronto. Apenas como fazê-lo?! A natureza não vai descansar até chegarmos a isso?

Resposta: Não! Dizem sobre isso: “Suba ao nível do Criador”.

Comentário: Você sabia que os sismólogos já estão prevendo que ela não vai parar, mas vai continuar a nos abalar cada vez mais? Há algo acontecendo com o núcleo, algo com a Terra. Não vou entrar em detalhes técnicos. Mas eles dizem que continuará a tremer e haverá cada vez mais lugares onde estará tremendo seriamente. Isso é o que eles dizem.

Minha Resposta: É como se o Criador estivesse brincando com nossa Terra como se fosse uma bola.

Pergunta: Isso é, como você diz, até que tomemos essa decisão e comecemos a nos mover em direção ao Criador?

Resposta: Sim.

Pergunta: Precisamos apenas tomar essa decisão? Isso é tudo o que é exigido de nós?

Resposta: Mas precisamos concordar! Aceitar significa concordar. Isso não é como uma reunião – aceitamos isso por unanimidade e fomos para casa. Deve haver um acordo unânime aqui, de todas as pessoas para viver de acordo com o princípio de “amar o próximo como a si mesmo”.

Pergunta: Podemos dizer que todos os 613, ou mesmo 620 mandamentos, estão incluídos neste único mandamento?

Resposta: Claro.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 09/02/23