Estamos Prontos Para Sair Do Egito Hoje?

293Existe alguma esperança de que o atual povo de Israel seja capaz de escapar da divisão na sociedade como eles conseguiram escapar do Faraó e sair do Egito?

Infelizmente, ainda não há base para isso. Afinal, quando saímos do Egito, sentíamos que pertencíamos à mesma nação e nos opúnhamos a um inimigo comum, o Faraó, ou seja, a inclinação egoísta que nos separa.

Quando saímos do Egito, já havíamos conseguido algum reconhecimento do mal, mas hoje não é mais assim. Hoje vemos o mal apenas naqueles que se opõem a nós; a esquerda vê o mal na direita, e a direita na esquerda, e pronto. Não percebemos nosso verdadeiro inimigo: nosso próprio egoísmo. Portanto, ainda estamos longe de sair do Egito, e ainda há um longo caminho para o reconhecimento do mal de nosso egoísmo.

Depende da educação e preparação de todos, e vemos como é difícil aceitar isso. O egoísmo está tão profundamente enraizado em nós e cresceu tão amplamente que é difícil entender onde começa e onde termina.

Infelizmente, não tentamos nos mover sozinhos para a correção de uma maneira boa, mas avançamos apenas porque o Criador nos empurra para frente. Portanto, é difícil dizer por quais outras provações teremos que passar até chegarmos à redenção final.

O “Egito” hoje é o ódio mútuo comum entre todos. Seja como for que você olhe para uma pessoa, todas as suas relações com a sociedade ao seu redor são permeadas de ódio. O egoísmo é o nosso Faraó, como sempre foi. Seremos capazes de sair do Egito somente quando apagarmos o ódio fraterno de nós mesmos e o substituirmos por amor fraterno e conexão.

As pessoas devem aprender a se tratar com amor, por mais que isso seja contrário à realidade de hoje. A revelação do mal deve preceder a revelação do bem, mas no final realizaremos o programa da criação.

O êxodo do Egito é uma saída do ódio mútuo, da rejeição mútua e do mal comum que envenenou a sociedade israelense. É o povo de Israel que está no Egito, não as nações do mundo que têm tudo em ordem.

Infelizmente, o povo de Israel está experimentando tal manifestação do mal que ainda não leva a uma solução e não permite que eles reconheçam o mal contido no ódio mútuo. Todo mundo ainda está apenas tentando provar aos outros que eles estão certos. Portanto, nada de bom virá disso e continuaremos a cair.

O exército, a polícia e todos os círculos da sociedade israelense já estão envolvidos neste conflito de dois lados. Tal atitude é completamente imprópria para o povo de Israel e levou a consequências desastrosas no passado.

O problema é que ninguém quer ser curado dessa doença. Todos pensam que a solução é que a sua opinião prevaleça porque o egoísmo sempre exige: “Eu vou mandar!”

No entanto, devemos continuar a disseminar o método de conexão e esperar que o Criador nos salve de todos os problemas e também dessa divisão.

O Criador não pode abrir nossos corações para entrar neles. Nós mesmos temos que abrir nossos corações trabalhando de baixo, e o Criador entrará neles de cima e os preencherá. Nossos corações são abertos pelo fato de tentarmos nos aproximar um do outro e orar ao Criador por ajuda. Devemos conhecer a essência e o propósito do povo de Israel.

Eu desejo ao povo de Israel maior sabedoria e compreensão, uma maior sensação de que somos uma nação muito pequena cercada por outras nações que querem nos destruir. Só podemos ser salvos com a condição de entendermos como isso pode ser feito e, a partir deste momento, acabemos com todas as guerras entre nós para viver de acordo com a regra: “Eles ajudaram a cada um de seus amigos!”

O povo de Israel deve viver por tal lei, e assim terminaremos todas essas brigas e chegaremos à redenção final.

Da Reunião de Escritores – Perguntas e Respostas com o Cabalista Dr. Michael Laitman, 04/04/23