Como Rabi Akiva

509Pergunta: Ao falar sobre disseminação, você disse certa vez: “Se você é capaz de não amaldiçoar o Criador, você pode ir às massas”. Você está trabalhando constantemente com isso, para justificá-Lo através das massas?

Resposta: Depende de qual grau. Está escrito: “Não acredite em si mesmo até a morte completa de seu egoísmo”. Posso ser conduzido por tais estados, tais tormentos, tais visões… Ninguém pode atestar por si mesmo. Eu não sou o Rabi Akiva que foi esfolado.

Isso é uma alegoria e a verdade, em geral, tudo junto. Ou seja, o grau final do egoísmo é a pele que cobre a alma.

Pergunta: Até que ponto um Cabalista é conduzido por tais provações poderosas?

Resposta: Qualquer pessoa, incluindo você. E não há para onde ir além de superar essas correções de tal forma que você as sentirá como redenção em vez de sofrimento.

Tudo depende se rejeitamos nosso egoísmo com a ajuda do grupo, com a ajuda da luz que atraímos para nós quando estudamos Cabalá. Então, percebemos tudo o que nos acontece como um bom remédio, como o remédio da vida.

Mas se não rejeitamos o egoísmo – nosso corpo, por assim dizer, o corpo não significa nossa carne com a qual nos identificamos, mas o egoísmo – então sentimos um sofrimento enorme, como se realmente estivéssemos sendo esfolados. No entanto, chegamos à correção. Mas são tormentos enormes, muito prolongados, vividos da maneira mais difícil.

É por isso que a Cabalá nos foi dada para fazer isso de forma diferente, para nos elevarmos acima do ego e nos separarmos dele. Quando realizo a primeira restrição (Tzimtzum Aleph) nele, não sinto mais o que acontece com o ego; não é mais meu. O que significa, não é meu? É como se eu tivesse recebido uma anestesia. Pelo menos desta forma.

Mas depois me separo tanto do ego que não sinto que ele me pertença: este não é meu corpo, este não é meu egoísmo e isso é tudo. É como se eu saísse disso e existisse separadamente na qualidade de doação.

Pergunta: Devemos chegar a tal grau como o Rabi Akiva fez para que, mesmo nessa situação, encontremos uma maneira de justificar o Criador?

Resposta: Sim, isso é quão poderosamente você tem que se separar de seu antigo corpo egoísta, dos desejos egoístas.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Como Justificar o Sofrimento?”, 27/10/12