Tipos Humanos

559Pergunta: Por que existem estereótipos de pessoas?

Resposta: É porque todas as nossas propriedades internas consistem em cinco partes, cada uma das quais é dividida sucessivamente por outras cinco, outras cinco e assim por diante.

Mas essas são gradações muito claras. Não levamos em consideração a parte da raiz porque é a raiz e quatro partes vêm dela. A partir daqui temos uma divisão em tipos de personagens, tipos de raças e geralmente tudo.

Pergunta: Por que, via de regra, determinamos o tipo pela aparência? Digamos: esse professor, esse assassino, esse alcoólatra?

Resposta: Porque existe uma correspondência entre a aparência de uma pessoa e suas qualidades, já que em cada nível elas se manifestam de maneira diferente. Naturalmente, uma pessoa já está em tal comportamento, em comunicação, em movimentos, em conversas e em pensamentos – em tudo. Afinal, cada propriedade das quatro principais (HaVaYaH) é dividida em mais quatro, mais quatro e assim por diante. Daí a divisão em grupos.

Comentário: Certa vez, houve feito um experimento sobre como a opinião pública afeta uma pessoa: eles pegaram alunos, mostraram-lhes alguns rostos e deram-lhes uma breve descrição: “Este homem é um assassino de sangue frio…” – fulano de tal. “Descreva como você o vê”. E a pessoa começava a descrever: “É, na verdade ele…”

Minha Resposta: Este é um assunto completamente diferente. As pessoas receberam essa dica e provavelmente queriam mostrar como uma opinião preconcebida as afasta da verdade.

Mas, em princípio, você pode julgar mais ou menos as pessoas por sua aparência. Embora isso não se aplique, por exemplo, a grandes golpistas, malucos internos ou maníacos, eles podem ter uma aparência superinteligente.

Hoje é impossível dizer qualquer coisa sobre isso porque o nosso egoísmo atingiu tais alturas em seu desenvolvimento que as pessoas aparentemente calmas e inteligentes de repente se encontram sob tais pressões, tais impulsos que antes não eram peculiares a elas. Portanto, ninguém acredita em ninguém agora.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Tipos Humanos”, 21/04/12