Nova Vida 452 – Onda De Revoltas Em Israel, Parte 1

Nova Vida 452 – Onda De Reviravoltas Em Israel, Parte 1
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Na esteira de uma onda de tumultos entre os árabes israelenses – violência e ataques terroristas que deixaram as pessoas com medo de estar nas ruas – gostaríamos de entender a complexa relação que temos com os árabes israelenses.

Precisamos olhar para isso do ponto de vista da verdade da força superior e como ela se comporta em relação a nós. O sistema da natureza começa a partir de um ponto de partida caótico onde tudo é gradualmente organizado de acordo com leis que se tornam cada vez mais claras. O nível humano já estava contido neste sistema de criação inanimada, vegetativa e animada, mas ainda não foi totalmente revelado. A natureza está sempre sendo atraída para o equilíbrio até atingir sua harmonia interior.

Consequentemente, a sociedade humana também está em um processo de rápido desenvolvimento que nos leva a uma maior revelação de estados equilibrados e harmoniosos. Podemos observar que a natureza procede em seu próprio ritmo especial chamado “no devido tempo”, que percebemos como processos históricos e as relações entre diferentes partes da humanidade. Nesse contexto, vemos que um fenômeno especial chamado “o povo de Israel” está presente ao longo de toda a história.

Quando comparada com outras nações, a criação da nação de Israel foi completamente artificial. Em vez de evoluir naturalmente a partir de uma cultura e costumes comuns, Abraão reuniu dentre todas as nações aqueles que se importavam com a força superior. A essência desta nação é esta ideia muito exaltada que não é deste mundo. De acordo com esse princípio, Abraão disse que nosso lugar é lá, e assim eles foram. Existia uma equivalência de forma com a terra. Quando Israel não estava mais de acordo com “um homem com um coração” e “amor ao próximo”, a terra os expulsou.

A história existe apenas para permitir tempo e lugar para trabalhar nesta nação em seu papel especial ao longo da história. Eles tiveram que passar por uma quebra; eles tiveram que descobrir um estado oposto, o exílio, onde foram totalmente separados e dispersos entre todas as nações, após o que se reuniram novamente para se elevarem à unidade e atrair toda a humanidade para a unidade com eles. Todos odeiam Israel e querem apagá-lo, mas veem que dependem de Israel. Eles acreditam que Israel é quem está criando o problema e podem se sentir fracos em comparação com o povo de Israel.

A história tem que terminar no final de 6.000 anos e concluir todo o processo histórico onde chegamos ao fim da correção, este mundo desaparece e entramos no próximo mundo. Este estado superior é um estado de unidade e doação mútua. A nação israelense deve ser a cabeça e conduzir todos a este estado final. Temos que levar em consideração qual é o plano geral e até que ponto nossa participação corresponde a esse plano geral. Israel deve equilibrar as forças de mais e menos, caso contrário, consequências adversas se manifestarão. Devemos contar a todos o que está por vir e nos elevar ao grau de harmonia, doação e amor. Recebemos a orientação da natureza, às vezes como uma “ajuda contrária”. Quando entendermos as tendências da natureza e o plano traçado para nós, seremos capazes de resolver o problema.
Este resumo foi escrito e editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman