Correção Final Para Todas As Descidas

232.05O caminho espiritual passa por subidas e descidas. Através das descidas, o Criador revela o desejo de receber (inclinação ao mal) em nós para que sintamos o quanto estamos distantes do Criador. Então, com a ajuda da inclinação ao bem, nos aproximamos do Criador e através do sentimento dos estados de distanciamento e aproximação, nos movemos cada vez mais em direção ao propósito da criação.

O propósito da criação é aproximar-se do Criador e completar a adesão a Ele sem quaisquer limitações. Relativamente a esse estado, devemos sentir o quão longe estamos do Criador agora.

Portanto, primeiro há sempre uma descida e distanciamento, depois uma subida e aproximação. Nesta forma e com tais passos, finalmente chegamos à adesão completa com o Criador. Ou seja, uma subida é impossível sem uma descida prévia. Precisamos nos acostumar, saber passar por tais estados, e apreciar as descidas porque através delas aprendemos e adquirimos o próximo estado e a subida que vem depois deles.

A subida não pode ser maior que a descida. Em cada descida, você já precisa entender, sentir e imaginar a futura subida. Todo o caminho consiste em descidas e subsequentes subidas. A princípio, sentimos como estamos nos afastando, como nos sentimos mal, e todo gosto até mesmo pela vida corpórea se perde. Então, superando a descida, sentimos que estamos nos aproximando da espiritualidade e nos aprofundando nela de forma cada vez mais tangível.

Assim, através de descidas e subidas, caminhamos para um estado que será apenas uma subida: a correção final para todas as descidas.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 05/03/23, “Pessach