Movimento Na Espiritualidade

232.05Essa inovação, ou seja, uma nova mudança de forma que ocorreu no espiritual, é considerada como tendo sido dividida e distanciada daquele espiritual. Considera-se que surgiu com nome e autoridade próprios, pelo que é exatamente como um ser corpóreo que alguma parte dele partiu e se desloca de um lugar para outro. Portanto, a nova forma é chamada de “movimento”.(Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, “Observação Interna”, Capítulo 9, Item 33).

Trata-se de uma força que mantém, não só o corpóreo, mas também tudo o que existe, e gradualmente o muda de grau em grau, de estágio em estágio.

Pergunta: Digamos que haja um objeto em nosso mundo que possa se mover fisicamente por alguma distância. Isso é o que chamamos de movimento. Baal HaSulam, no entanto, fala sobre o movimento na espiritualidade. Por exemplo, uma pessoa está se desenvolvendo espiritualmente, o que significa que sua forma mudou de uma para outra. De que forma estamos falando?

Resposta: Do movimento dentro do objeto. Mudar o propósito de uma pessoa, sua essência de existência, suas intenções, seus desejos, suas qualidades. Tudo isso gradualmente muda e se transforma. Vemos que tudo na natureza está sujeito a mudanças e, portanto, dizemos que tudo está se movendo.

Pergunta: Isso também se aplica aos desejos do nosso mundo? Eles não mudam.

Resposta: Eles também estão mudando, mas muito lentamente. Na espiritualidade, quando tenho algum tipo de conexão com a força superior, o desejo muda; isso significa que me aproximei da força superior.

Tudo acontece à imagem e semelhança da força superior. Se a revelarmos para nós mesmos, obteremos algumas imagens e qualidades nela e poderemos examinar até que ponto somos semelhantes a elas ou não, se estamos mais próximos ou distantes dessa força superior.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 12/02/23