Igualdade Entre Homens E Mulheres: Bom Ou Ruim?

Cabalá e Relacionamentos

Dicas sobre como construir relacionamentos bem-sucedidos com base nos princípios espirituais e na compreensão de nossa natureza

Uma mulher cumpre seu papel sendo oposta (e não igual!) a um homem.

Os papéis de homens e mulheres tornaram-se tão confusos que as pessoas estão confusas sobre quais deveriam ser os papéis ideais de homens e mulheres. Isso afetou as relações entre homens e mulheres e até fez com que as pessoas ficassem confusas sobre suas próprias identidades.

Por mais que desejemos criar uma igualdade simples e clara – de acordo com nossa compreensão dela, no final isso não beneficia homens ou mulheres. Não torna nossas vidas mais equilibradas, harmoniosas, justas ou felizes – e isso porque a forma como buscamos criar “igualdade” vai contra as leis da natureza.

Em vez de aprender como organizar nossas vidas com a natureza, pensamos que estamos acima da natureza e inventamos nossas próprias regras. No entanto, nossas vidas provam que somos, de fato, parte da natureza. Portanto, devemos deixar que a natureza nos ensine como criar relacionamentos perfeitos entre nós e viver em harmonia uns com os outros.

Isso é exatamente o que a sabedoria da Cabalá nos permite fazer: ela revela as leis da natureza, permitindo que vejamos a melhor maneira de agir em relação aos outros, sejam homens, mulheres, crianças ou o mundo inteiro. Sem esse conhecimento, é impossível organizarmos nossas vidas de maneira sensata. Em vez disso, a cada dia que passa, apenas experimentamos mais problemas e sofrimento.

Mas como começou a confusão em torno de nossos papéis sexuais? Afinal, a relação entre homens e mulheres só é desequilibrada entre os humanos. No mundo animal, por exemplo, o macho sempre fornece à fêmea tudo o que ela precisa. O problema do ser humano é que tudo funciona de acordo com o ego, e não de acordo com os deveres de um sexo para com o outro. Precisamente o ego tornou nossos relacionamentos e papéis de gênero desequilibrados.

Então, qual é a maneira equilibrada de construirmos nossas vidas? Está escrito que a mulher foi criada para ser uma ajuda oposta ao homem. Ou seja, a mulher cumpre seu papel e fornece a ajuda necessária justamente por ser oposta (não igual!) a um homem. Ser oposto a ele significa ajudá-lo a atingir a meta espiritual, e é assim que ambos a alcançam.