Todos Os Prazeres Estão No Criador

260.01Amamos o descanso e odiamos veementemente o movimento, a ponto de não fazermos um único movimento a não ser para encontrar o descanso.

Da mesma forma, amamos sabedoria, poder, riqueza e todas as virtudes porque elas estão contidas Nele, que é nossa raiz (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, Parte 1, Observação Interna, Capítulo 4, Item 19).

Pergunta: Então o Criador tem todo esse poder, riqueza, etc?

Resposta: Claro. Tudo o que não se relaciona com o movimento, a procriação, tudo o que envolve mudança, existe no Criador. Somos consequência disso, portanto, também não queremos essas mudanças em nós.

Pergunta: Há um grande número de prazeres em nosso mundo. Todos esses prazeres e realizações estão no Criador?

Resposta: Claro. Onde mais? De onde eles podem vir?

Pergunta: Suponha que uma pessoa goste de violência. Isso também está no Criador?

Resposta: Sim.

Comentário: Acho que as pessoas imaginam o Criador de maneira diferente. Está escrito que Ele é o “Bom que faz o bem” e isso é amor absoluto.

Minha Resposta: Mas quando chega até nós em nosso mundo, em ações opostas, já começamos a receber prazer de ações opostas ao Criador.

Comentário: Ou seja, Ele é um Absoluto em Sua raiz, mas quando chega até nós…

Minha Resposta: Se você se aproximar Dele, sentirá que está entrando na bondade, na eternidade, no amor e na reciprocidade. Mas se você não está se aproximando Dele… Ou seja, existem filtros entre nós, estados opostos, para que possamos estudar tudo isso.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 04/12/22