Por Que Traímos Uns Aos Outros

294.4Pergunta: Havia uma história em um site russo que listava quem traiu quem e como, e como acabou. Foram literalmente dois mil comentários em uma hora, o que mostra que há um sentimento na humanidade de que a traição é terrível.

Foi dado um exemplo de Jack London; ele era machista, lavava ouro nos rios e assim por diante. E ele morreu de depressão aos 39 anos depois que seus amigos o traíram. Outros exemplos são Edith Piaf e o cantor russo Vladimir Vysotsky. Carlos VII traiu Joana d’Arc. Havia muitas traições listadas.

Segundo psicólogos, aos 40 anos, uma pessoa pode ter apenas um amigo, e nem sempre isso.

Victor Hugo escreveu: “Sou indiferente ao esfaqueamento do inimigo, mas agonizo pela alfinetada de um amigo”.

Quando os professores perguntaram a uma plateia: “Alguém foi traído?” — toda a plateia levantou a mão. Eram estudantes, praticamente crianças; o que eles passaram afinal? Mas eles já sabem o que é traição.

Existe alguma maneira de se proteger? É possível se distanciar? É possível não suportar o terrível golpe da traição?

Resposta: O Criador nos apresenta tais casos – romances, histórias e histórias de detetive – que ninguém jamais inventaria.

Comentário: Agora você transferiu tudo silenciosamente para aquele que organiza tudo.

Minha Resposta: Isso é porque precisamos nos aproximar da fonte, afinal. E a fonte da traição não é uma pessoa. É apenas um jogo jogado pelo Criador. O Criador organiza todas essas experiências para nós. E os mais frios, que são chamados de traição, também são Ele.

Pergunta: Como nos protegemos?

Resposta: Não tem jeito! Somente quando você tiver certeza de que está completamente em Seu poder, poderá sintonizar-se com o Criador. Se você se aproxima do Criador, estuda-O, quer ser como Ele e quer estar perto Dele, então você não pode apenas se proteger, mas começa a adquirir as mesmas qualidades que Ele tem e não tem mais medo de tais testes.

Pergunta: Digamos que eu experimentei uma terrível traição. Eu mal posso suportar tudo isso; Estou queimando todo, e você diz, neste momento ou um pouco mais tarde, quando minha raiva diminui um pouco, preciso direcionar tudo para o pensamento de onde veio, e não para quem me traiu?

Resposta: Para o Criador! O que o homenzinho tem a ver com isso?! Ele é um boneco. E o marionetista é o Criador.

Pergunta: Então eu tenho que iniciar uma conversa e trabalhar com o Criador? E largar esse homem que supostamente me traiu? Está dizendo que ele não me traiu?

Resposta: Você não pode exigir nada dele! Ele é um boneco! Isso é tudo. E assim você fica tranquilo. Você não vê nenhum traidor ou devoto ao seu redor, nada e ninguém. Você vê bonecos. E o Criador de cima brinca com todos eles em um fio e pronto.

Pergunta: Você diz que quando odiamos alguém, devemos começar a mudar a nós mesmos e mudar nossa atitude em relação ao Criador. E pronto?! Este é todo o nosso trabalho?!

Resposta: Isso é tudo. Mas esta é a parte mais difícil.

Pergunta: Ou seja, se eu puder me controlar de tal maneira que direcione todos os meus esforços para trabalhar com o Criador e somente com Ele, tudo começará?

Resposta: Então você precisa reconstruir em geral o que é verdade, mentira, lealdade e traição.

Pergunta: Todos os conceitos! Todos os conceitos desaparecem. Agora você pegou e praticamente removeu o conceito de “traição”. Acontece que, do outro lado, não está lá. Quer dizer que não posso culpar ninguém?

Resposta: Não. Nem amor, nem ódio, nem devoção, nem lealdade; não há nada disso.

Pergunta: Devo direcionar o vetor para mim mesmo e pronto?

Resposta: Sim. Mas é lindo e verdadeiro, é puro!

Pergunta: Então será um experimento puro?

Resposta: Sim.

Pergunta: Mas então eu O odeio! No momento do meu ódio pelo traidor, você diz: “O Criador faz isso; Ele expõe”. Esse é o meu primeiro sentimento: “Eu odeio o Criador!” Isso é verdade?

Resposta: Certamente! Naturalmente! Não há nenhuma pergunta sobre isso! Se você odeia alguém, é o Criador. Você sempre realmente tem um relacionamento com Ele!

Pergunta: E como meu ódio ao Criador muda?

Resposta: Fazemos tudo apenas com o Criador. Estamos sintonizados apenas com Ele. E tudo o que nos parece que estamos em algum tipo de relacionamento bom ou mau um com o outro é pura mentira!

Pergunta: Por que o Criador faz isso conosco?

Resposta: Para que possamos deixar este mundo inteiro de lado e lidar apenas com Ele. Mas, para fazer isso, devemos ser puros, ou egoístas absolutos ou altruístas absolutos. Ele não tolera mais nada. Outra coisa é que tudo isso já é chamado de escória, ou sujeira. Portanto, precisamos sintonizar apenas com o Criador e lidar apenas com Ele.

Pergunta: Como esse estado de minhas queixas, ódio e orações ao Criador, como, por exemplo, “Deixe-me em paz!” – como isso vai para outro estado, um estado de amor?

Resposta: Isso se transforma em oração. Eu quero ver Suas ações por trás de tudo o que me cerca, tanto dentro de mim quanto ao meu redor, que não há outro além Dele!

Pergunta: Essa é a oração principal?

Resposta: Sim. Para Ele revelar isso para mim.

Pergunta: Essa é a principal mudança em uma pessoa? E isso muda tudo, o mundo inteiro, tudo?

Resposta: Muda tudo. Vira tudo de cabeça para baixo! Isso vira minha cabeça! Porque eu sempre pensei que de alguma forma você estava ligado a outra coisa, dependente de alguém e fazendo outra coisa. Na verdade, ninguém faz nada!

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 11/08/22