Quem Faz Uma Escolha?

laitman_236_01Torá, “Deuteronômio”, 6:14 – 6:15: Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós. Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

Pergunta: O que significa “não seguireis outros deuses”?

Resposta: O fato é que se você segue o egoísmo, você segue o Faraó que representa tudo ao dizer, “Quem é o Criador que eu deveria ouvi-Lo?” Este é o lado oposto do Criador que Ele mesmo exibe na nossa frente e assim podemos entender que a qualidade de amor e doação é maior do que a qualidade do egoísmo.

E assim eles trabalham um contra o outro. Na verdade, o Criador constrói a partir do oposto, e nós existimos em relação a ele.

E o que nós escolhemos? Ele nos deu inclinações orgânicas e naturais para que pudéssemos escolher o Faraó e termos a liberdade de escolha para isso.

Mas quando ele aparece? Afinal, se eu sempre corro para o Faraó, estou em liberdade de escolha no que diz respeito ao Criador? O que significa liberdade? E o que a escolha significa? O que são esses estados quando eu tomo decisões de forma independente?

Eu suponho que, se uma coisa é maior do que a outra, do meu ponto de vista, eu sempre escolho aquela que é maior. E se elas são iguais, eu não sei o que escolher. Então, em que sentido eu escolho?

A escolha acontece quando eu ainda não sei qual é o maior e qual deles é menor. Isso significa que não há tal escolha; há trabalho a fim de estudar e analisar o que eu devo escolher, o que é realmente maior.

Quando tentamos fazer isso chegamos a um estado do qual não há escapatória. Então nós temos uma única opção: clamar ao Criador. É quando o Criador faz uma escolha, e não nós.

Portanto, nossa escolha é só nos virar corretamente, de acordo com os princípios Cabalísticos, para a única coisa que existe, controla e preenche tudo, a força superior, e pedir-lhe, pelo menos, alguma revelação mínima, para que ela nos ajude a avançar corretamente pelo menos um passo à frente.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/04/16