Residência Temporária Sob O Céu Aberto

laitman_745_01Pergunta: Na época do feriado de Sucot, por que é costume sair de sua casa, onde você vive todo o ano, e ir para uma estrutura temporária, uma Sucá? O que isso significa num sentido espiritual?

Resposta: Sair de casa para uma estrutura temporária simboliza o início do progresso espiritual, onde constantemente deixamos um estado anterior e entramos sob a influência de um nível superior. Para entrar sob a influência do que é superior, é necessário alterar a sua localização, o seu nível, o tempo todo.

Os sete dias de Sucot são sete níveis de subida de estado para estado, de um Partzuf espiritual para outro. Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod, e Malchut são sete Sefirot que diferenciam o meu estado atual do próximo estado.

Sefirot são graus de correção da alma que determinam o quanto o meu desejo de receber é corrigido em prol da doação, cada vez um pouco mais, até eu entrar no próximo nível. Esses se chamam sete Sefirot, movendo-se de receber para o meu próprio benefício à doação aos outros e, depois disso, da doação que é atingida a uma doação cada vez maior. Durante todos os sete dias, eu avanço mais e mais nos níveis de doação e amor.

Pergunta: Por que é necessário construir a Sucá a céu aberto?

Resposta: Porque eu não quero explorar a doação do Criador para o meu próprio prazer. Em vez disso, eu quero receber o poder Dele apenas para minha própria correção. Isso é especificamente o que o teto da Sucá simboliza.

Se eu ainda não estou corrigido, eu recebo a Luz do Criador para a minha própria correção, e, se eu estou corrigido, então é para transmiti-la aos outros. Quanto mais eu receber a Luz, mais vou ser capaz de transmiti-la para frente.

Ao longo de todo o ano, a Luz doa a fim de me mostrar minhas características egoístas. Depois disso, em Rosh Hashaná, ela me mostra a bondade do Criador.

Então, durante os dez dias de arrependimento, a Luz vem para diferenciar Malchut de Bina dentro de mim, o desejo de receber do desejo de doar, a letra “Hey – ה” da letra “Vav ו”. Depois disso, Sucot chega, onde recebemos a mesma iluminação, mas ela já nos corrigiu.

Durante os sete dias de Sucot, nós recebemos a Luz que nos corrige a um estado de “doar em prol da doação”, e com a conclusão destas correções, nós celebramos a festa de Simchat Torah (Regozijo da Torá). Nós usamos a força chamada Torá e subimos ao nível de justos.

De KabTV “Uma Nova Vida” 02/10/14