Histórias Abreviadas: Iluminação De Adão

laitman_742_03A Cabalá é a ciência que busca não estudar o nosso mundo, mas apenas as forças que o governam.

A primeira pessoa que descobriu este sistema 5775 anos atrás foi chamada de Adão. O dia em que isso aconteceu é descrito na Torá como o dia em que o mundo nasceu.

Antes disso, as pessoas viviam como animais, empenhadas em satisfazer suas necessidades biológicas. Claro, elas acreditavam em algumas forças que as ajudavam, protegiam, ou, pelo contrário, prejudicavam. Mas esta sensação inconsciente também está presente em animais.

De repente, enquanto a humanidade não tinha conhecimento de onde tudo vem e para que existe, uma pessoa normal do nosso mundo (Adão) começou a revelar que ela existe na natureza numa rede de forças que a governam.

Adão chamou essa rede de forças de Criador, pois descobriu que ela criou nossa matéria e a opera.

Esse tempo marca o início da sabedoria da Cabalá. É por isso que Adão é considerado o patriarca do nosso mundo, e tudo o que a Torá narra vem de sua realização pessoal e é contada a partir de sua perspectiva: “No princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia…”, etc.

Tendo feito sua descoberta, Adão percebeu que o sentido de sua vida não é simplesmente sobreviver na Terra por certo número de anos, para atingir essa rede de forças, subir ao seu nível, dirigir e governá-la. Esta é a forma como se pode ascender a um grau acima do nosso mundo e começar a operar neste mundo, bem como aquele mundo, aquele sistema de forças, que é revelado para nós.

Adão alcançou o mundo superior porque tinha o desejo de subir ao nível do Criador. É desse lugar que vem o seu nome “Adão”: ele significa “semelhante ao Criador”.

Ele imediatamente sentiu a necessidade de passar seus conhecimentos para alguém. Com seus alunos Sem, Cam e Jafé, que foram chamados de seus filhos, ele começou a cadeia daqueles que alcançam o mundo superior através do método revelado por Adão.

Ele chamou esse método de “A sabedoria da Cabalá”, a ciência da recepção, compreensão e revelação do mundo superior, o sistema superior de governo.

Externamente, Adão era um homem comum, e é improvável que os pais e as pessoas ao seu redor estivessem cientes de suas descobertas e revelações. Afinal, o que ele veio a conhecer, ele revelou dentro de si e apenas para si mesmo. Nenhum dos outros tinha a menor ideia sobre o assunto. É por isso que a Cabalá é chamada de “sabedoria oculta”, porque cada pessoa que a alcança, a revela só por si mesma, e não pode transmiti-la aos outros.

Enquanto a física, a química, e todas as outras ciências naturais e exatas podem ser transmitidas a todos e ensinadas aos outros para que eles sejam capazes de usá-las, é impossível de se comunicar a Cabalá. Nós só podemos ensinar a outra pessoa como mudar a si mesma, a fim de ser capaz de sentir a próxima dimensão: o sistema superior, o mais alto grau, o mundo superior. Quando uma pessoa começa a sentir isso, ela é chamada de um Cabalista.

A realização da próxima dimensão dá à pessoa a capacidade de aprender para que ela está vivendo, porque a natureza que ela revela emerge como aquela que governa, determina, permeia tudo com si mesma, e indica a todos onde está levando-a e qual o grau de desenvolvimento que ela precisa para chegar. Torna-se claro para ela que todo o caminho que ela é obrigada a passar (porque aqui não há livre-arbítrio), ela pode acelerar ao dirigir a si mesma.

Imagine que você está sentado num vagão, o qual está sendo impulsionado por cavalos incontroláveis. Eles lhe levam por solavancos e buracos numa direção desconhecida, e a qualquer momento você pode cair num abismo. Esta é a nossa vida.

No entanto, você pode fazer isso sentando na frente e tomando as rédeas, sabendo exatamente aonde precisa ir. Já haverá um GPS moderno em suas mãos e você poderá tranquilamente passar para uma rápida realização do objetivo final, evitando todos os solavancos e buracos.

O significado da iluminação de Adão, e depois dele, de todos os outros Cabalistas, reside no fato de que uma pessoa recebe a oportunidade de atingir de forma rápida, independente e confortável o objetivo final da criação, e também ensinar o resto do mundo como fazê-lo. Isto é o que Adão começou a fazer.

De KabTV “Histórias Abreviadas” Parte 1, 15/10/14