Como Nós Desenvolvemos O Ego Suspenso?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se há dois cenários para o desenvolvimento do ego: um, quando o ego torna-se uma guerra total, e dois, quando o ego nos obriga a aprender e nos desenvolver de forma sistêmica, então não poderia haver outro cenário, quando o ego nos fará cair num estado de torpor, nos transformar em zumbis?

Resposta: Não. O problema é que o desenvolvimento do ego numa sociedade integral leva em conta a sua ascensão para o nível seguinte, onde ele se torna maior. Isto é, o ego continua a se desenvolver.

O que vemos hoje na sociedade é a suspensão do ego. Ele não se desenvolve mais, ele não quer crescer. Por que eu deveria crescer mais se o que eu recebo são unicamente problemas? Quando a pessoa tem problemas, ela não quer nada. É melhor desviar a mente através da leitura de um livro ou ir dormir para não sentir nada. Ela não quer mais nada, porque só quer se esconder dos problemas, não ver ou saber nada. Assim, se você não der ao ego a resposta correta, ele vai começar a se extinguir e você se tornará um vegetal.

Quando você entra num ambiente integral e, em conjunto com todos, começa a desenvolver não seu próprio ego pessoal, mas um geral, você recebe oportunidades totalmente novas de realização, juntamente com todos. Nosso ego geral, “NÓS”, começa a se desenvolver. Em seguida, as constantes oportunidades de crescer, ou seja, de receber constante satisfação e vitalidade, vão aparecer para você.

No entanto, atualmente existem apenas duas oportunidades dadas a nós pela natureza: o nosso ego pode diminuir, reduzir o seu nível, que é o que acontece com os desempregados e com aqueles que sofrem e entram em depressão, ou podemos desenvolvê-lo e preenchê-lo em conexão com os outros.

Da Convenção de Vilnius 22/03/12, Lição Preliminar