Transformando-nos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o papel da família e do Estado na nova sociedade? Haverá a necessidade deles, afinal?

Resposta: Vamos imaginar a imagem final para onde a natureza nos leva. A natureza está nos levando a um estado onde temos uma vida familiar normal. A família é a base, e no nível animado, ela não muda. Precisamos ter uma família, casa e filhos, tudo que é necessário. Em relação ao trabalho, o principal trabalho para todos será a formação integral obrigatória. Toda a humanidade estará envolvida com isso.

A família do futuro será aquela onde as crianças receberão educação através de uma rede virtual, sem testes, sem pressão. Mas, para receber a formação integral, elas vão se reunir em grupos. Os grupos devem existir. Nós não precisamos da educação frontal, de nenhuma maneira, onde crianças infelizes se sentam diante do professor e são obrigadas a ouvir, e ele fica diante delas como um policial e as guarda. Isso não está certo.

Afinal, a educação atual é uma herança dos tempos em que havia a necessidade de transformar os agricultores em trabalhadores da indústria. Assim, as pessoas foram retiradas dos campos e receberam uma série de competências: um pouco de leitura e escrita, um pouco de aritmética, de modo que pudessem trabalhar ao lado de uma máquina. A partir daí começou nosso sistema escolar, que está completamente desacreditado hoje, mas é muito difícil de mudar.

A nova escola será construída em princípios completamente diferentes. Primeiro de tudo, deve-se levar em conta que os pais vão gastar muito tempo em casa com seus filhos. O grande problema tem sido que a mulher não foi capaz de ficar em casa com os filhos. Ela deve saber o que eles estão aprendendo e como ajudá-los. Ela precisa de tempo livre para isso, já que ela deve simultaneamente aprender na escola, na universidade, a fim de ser professora para seus filhos, e até mais do que isso, educadora de seus filhos e marido. Ela precisa educar toda a família. Este é o verdadeiro problema.

Talvez minhas observações soem um pouco desconexas, mas é para que você entenda de qual mudança crítica, de qual transformação na família estamos falando. É sobre a construção de um gigantesco sistema de relações completamente novas. A natureza vai nos forçar a chegar a isto de qualquer jeito, porque através da crise, ela vai nos tirar de nossos trabalhos, e vamos ficar em casa. Por isso, vamos ser forçados a mudar a sociedade, a fim de trazê-la para o equilíbrio com a natureza.

De qualquer forma, a educação e formação integral trarão uma educação integral, que será realizada através de uma rede virtual, enquanto que a formação integral ocorrerá no âmbito das atividades do grupo, aonde as crianças vão se reunir em pequenos grupos de 10 crianças com um professor (educador) que sabe como transformá-las num todo. Elas precisam aprender a interagir integralmente. Elas mesmas precisam ser psicólogas: compreender, criticar e justificar umas as outras. As crianças que recebem a educação integral sentem as pessoas, as entendem, conhecem sua natureza, suas fraquezas, e ao mesmo tempo, participam com elas.

Isso não é simples, mas hoje estamos no limiar de uma mudança substancial. É inevitável; caso contrário, vamos simplesmente destruir o mundo.

Da Convenção de Vilnius 22/03/12, Lição Preliminar