Pule e Congele!

Dr. Michael LaitmanNós temos dificuldade em compreender a linguagem dos Cabalistas. A própria matéria da discussão está oculta de nós, e nós não sabemos o que são a Luz e o Kli (vaso), o Criador e a criatura, os mundos espirituais, ou as relações corretas e incorretas. Nós somos incapazes de comparar o que está escrito no texto com a realidade, porque a realidade espiritual dirige-se à doação e não existe em nossas percepções ainda egoístas.

Memorizando as palavras dos Cabalistas, nós não conhecemos sua essência, mas usamos os clichês que tínhamos previamente acordado. Mesmo que tenhamos certa compreensão delas, como nós saberemos que isso está correto? Afinal, os estados espirituais dos quais a sabedoria da Cabala fala ainda não deixaram sensações ou impressões em nós.

Tudo o que nós sentimos no nosso desejo egoísta não está relacionado com a espiritualidade. A fim de compreendermos os textos Cabalísticos, nós precisamos saltar internamente sobre o nosso egoísmo, congelar neste vôo interno, e começar a absorver o significado de suas palavras. É por isso que nós precisamos mudar as palavras dos Cabalistas no reino da percepção sensorial. No Mundo Infinito, tudo é simples: a Luz preenche o vaso (Kli).

No entanto, nas fases do desenvolvimento de baixo para cima, enquanto estudamos o texto sem sentí-lo, é impossível visualizar o que está sendo discutido, compreender, ou até memorizá-lo mecanicamente, visto que não experimentamos nada daquilo que os Cabalistas estão descrevendo. Como efeito do estudo, algumas idéias são mantidas na memória, mas já que existe uma ausência destas nos sentimentos, nós ficamos confusos e perdidos nelas.

Isso continua até que somos capazes de sentir os estados espirituais que estão sendo descritos conforme nossa equivalência com eles em nossas qualidades de doação. Isto só pode ser alcançado por meio do trabalho com os amigos, porque o amor dos outros leva ao amor pelo Criador.

Enquanto permanecemos no egoísmo, nós devemos primeiro descobrir o nosso ódio no desejo de nos conectarmos com os amigos; então, nós temos que corrigi-lo até chegarmos a amar, como uma ponte que está sobre um abismo de ódio. Graças a esta correcção, o abismo será preenchido com a Luz.

Da 1ª parte da  Lição Diária de Cabala 6/10/10 “Em Tudo Precisamos Discernir Entre Luz e Kli