Cabalá E Crenças, Parte 8

laitman_275Volte-se ao Criador

Baal HaSulam, Shamati, Artigo 209: Existem Três Condições na Oração:

  1. Acreditar que Ele pode salvá-lo. Embora ele tenha as piores condições de todos os seus contemporâneos, ainda assim, “A mão do Senhor será curta demais para salvá-lo?” Se não for assim, então “o Proprietário não pode salvar Seus vasos.
  2. Ele não tem mais escolha, pois já fez tudo o que pôde, mas não viu cura para sua situação.
  3. Se Ele não o ajudar, ele estará melhor morto do que vivo.

Essas são três atitudes corretas em relação à vida. Tudo é determinado pelo Criador. Não existe um único pensamento ou sentimento que venha de mim, apenas do Criador.

Portanto, eu tenho que estar sempre em um estado elevado de prontidão, analisando tudo o que acontece em minha mente e sentimentos, percebendo que o Criador me apresenta isso, e pedindo correção imediata a Ele, para me direcionar adequadamente a ter bons pensamentos de amor e doação para com os outros, isto é, acompanhado de bons sentimentos que estão acima de si mesmo de doar aos outros.

O Criador revela apenas o mal em mim, como se diz: “Eu criei o mal.” No entanto, eu pego esse mal no meio do caminho e imediatamente peço a Ele que mude para o bem.

Começo a entrar em um relacionamento interessante com o Criador chamado “uma dança”, como um tango: Ele me guia, e eu O conduzo. Ele me influencia, e eu retribuo a Ele. Assim, nos completamos.

Reconhecer o mal é fundamental aqui. Depois de entender que ele veio do Criador e que “Não há outro além Dele”, resta apenas uma coisa a fazer: pedir a Ele que mude o mal para o bem. É disso que trata toda a nossa vida, todo o nosso trabalho espiritual.

Pergunta: Posso me voltar ao Criador sem reconhecer minhas qualidades egoístas e sua destrutividade?

Resposta: Não. É como se você fosse o goleiro e o Criador chutasse constantemente ao gol, e você precisa desviar constantemente Seus chutes.

Pergunta: Os Cabalistas se envolvem em autocensura?

Resposta: Se você chora constantemente, insatisfeito com sua vida, censura qualquer pessoa e tudo, então está insatisfeito com o que o Criador lhe deu.

Pergunta: A Cabalá vê a causa da depravação humana de maneira positiva?

Resposta: O Criador fez isso especificamente para que uma pessoa precisasse de Sua ajuda e, assim, pudesse subir ao Seu nível.

De KabTV “Fundamentos da Cabalá”, 17/12/18

Comente