Afaste-se Para Entender Como O Sistema Funciona

laitman_962.7Tudo o que uma pessoa precisa fazer é conectar-se com outras pessoas e, para isso, ela precisa anular o egoísmo e esquecer-se de si mesma, reduzindo o controle e dando espaço para os outros. Este é todo o trabalho e correção geral em uma alma geral. Portanto, todos os pecados e mandamentos, arrependimento, recompensas e punições, dizem respeito apenas à conexão. Quanto mais ampla essa conexão, mais difícil é anular a nós mesmos, abrir espaço para os outros e dar importância a eles. Na conexão, tanto a qualidade quanto a quantidade são importantes.

Durante Selichot (Perdão) pedimos perdão por nosso egoísmo, pela incapacidade de anulá-lo em prol de nossa unidade. Gradualmente, a quantidade se transforma em qualidade, a expansão da conexão e a inclusão de novos círculos nela levam a novos graus de conquista e atraem uma nova luz. Ao gerar o novo Partzuf Nefesh, nós mesmos recebemos o grau de Ruach e assim por diante.

Portanto, não há dúvida qual é mais importante para a correção: qualidade ou quantidade. A correção qualitativa é impossível sem uma correção quantitativa. Todas as nossas ações são muito simples e discretas, mas devido ao seu grande número, esforços constantes para nos anular e nos conectar, alcançamos todas as realizações espirituais e subimos.

Está escrito que “não é o sábio que aprende”, mas aquele que constantemente acrescenta esforços para que de centavo em centavo se acumule uma grande soma. Muitas ações discretas se acumulam em um resultado importante.

Portanto, não podemos reclamar que somos incapazes de fazer uma grande ação. Um grande feito não é exigido de nós. Em qualquer lugar e em qualquer estado, sempre há a oportunidade de fazer um pouco de esforço. Se pudermos realizar nossas pequenas ações e reuni-las juntas, através delas, alcançaremos a correção e uma subida elevada.1

A pessoa deve se arrepender apenas por não pedir correção ao Criador. Todas as correções vão além do conhecimento, além dos desejos do nosso egoísmo. Nosso trabalho é sempre voltar a “Não há outro além Dele”. Em um local onde o Criador está ausente, devo acrescentá-Lo. Se eu não fizer isso, peço perdão. Exijo ao Criador que me dê mais força, entendimento e sensibilidade para ver a possibilidade de correção e pedir ao Criador por isso.2

Peço perdão pelo fato de ter tido a oportunidade de exigir correção do Criador e não o fiz, não atingi o pleno reconhecimento do mal. Arrependo-me por não ter trabalhado o suficiente e não ter sido afetado o suficiente pelo meu egoísmo para começar a agir. O mal que foi revelado não tocou meu coração. Eu poderia ter sido mais sensível e intransigente com o mal.

Tudo depende da nossa conexão, mas não a alcançamos, não podemos sentir o problema comum como nosso. Por isso, agora estamos pedindo perdão.

Agora estamos trabalhando para expandir nossa conexão global (Kli). Graças a essa expansão, cada um se tornará muito mais sensíveis às pessoas que estão perto dele. A conexão em cada dezena individual crescerá porque expandimos nossas conexões fora dela. 3

Para conectar-se corretamente com sua dezena, com maior precisão e força interior, discernindo detalhes adicionais nessa conexão e, finalmente, revelando o Criador nela, precisamos cuidar de um círculo mais amplo. Sabe-se que, para aprofundar o estudo de algum fenômeno, devemos, pelo contrário, expandi-lo e nos afastar um pouco. Com isso, entenderemos o fenômeno em si.

Indo além da Terra para o espaço, alcançamos uma maior compreensão do planeta em que vivemos. É assim em tudo. Uma pessoa deixa seu país natal e parte para conquistar novos continentes porque isso a ajuda a entender a si mesma. É o mesmo com a dezena; não podemos estudá-la e descobrir o Criador nela até cuidarmos de todas essas outras dezenas semelhantes.

Precisamos estabelecer laços de conexão entre nós, linhas de conexão; caso contrário, não entenderemos como o sistema funciona. É impossível estudar as funções do corpo inteiro a partir de uma célula. É até impossível entender essa célula em si mesma, seu propósito e funções, porque ela faz parte do corpo geral e seus sistemas trabalham principalmente para se comunicar com outras células. É impossível extrair um resistor ou transistor de um computador e pensar que entendemos a construção de todo o sistema.

Portanto, se sentimos a necessidade de expandir e começar a pensar em todos os grupos mundiais, é um sinal de que estamos prontos para alcançar a conexão na dezena em um grau superior. Um não pode ficar sem o outro.4

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 24/09/19 “O Que é a Preparação para Selichot [Perdão]”

1 Minuto 18:20
2 Minuto 26:25
3 Minuto 39:10
4 Minuto 01:10:45

Comente