Um Atraso Perigoso Na Prevenção do Mal

A Semente da Nossa Culpa

Pergunta: Está claro que nenhum país europeu é capaz de lidar com a atual crise de refugiados. Você acha que uma solução conjunta para o problema possa ser encontrada?

Resposta: Não há solução! Os europeus vão buscar uma saída, mas não vão encontrá-la. A natureza do problema e as peculiaridades da mentalidade europeia reverterá a situação contra nós e eles vão culpar Israel por seus problemas.

Nós já lidamos com esse tipo de reivindicação. Eles até nos responsabilizaram pelo tsunami no Japão, sem mencionar a tragédia das Torres Gêmeas ou a criação do Estado Islâmico. Alguns acreditam que os judeus gostariam que coisas más acontecessem no mundo e que desastres e catástrofes naturais são obra dos judeus.

Mas há uma semente de justiça em suas acusações. Claro, nós não causamos o mal, mas também não podemos impedi-lo. Há uma diferença fundamental entre as suas acusações tradicionais e as reivindicações atuais. A diferença é que nós somos realmente capazes de prevenir dificuldades de imediato explicando a sabedoria da Cabalá a todo mundo, mas nós já estamos ficando para trás nesse trabalho.

Em essência, a Cabalá é a ciência da unidade. Com sua ajuda, a humanidade se unirá. Quando se unir, ela se livrará de todos os problemas. Assim, suas reivindicações realmente contêm a semente da nossa culpa. Acontece que suas alegações sobre a nossa culpa contêm uma semente de verdade.

Não Atrase Até o Último Momento

Pergunta: Como uma pessoa comum pode chegar à conclusão de que precisamos de uma solução qualitativamente diferente, uma solução não habitual? Como os israelenses comuns podem entender que a solução realmente depende deles?

Resposta: Entre outras coisas, a conclusão deve resultar de nosso trabalho com eles. Acima de tudo, nós temos que explicar ao povo judeu qual é o seu objetivo e por que ostentamos o nome Israel – “Yashar-El” (direto ao superior), e porque somos chamados de Judeus – “Yehudim” que vem da palavra “Yihud” (unidade).

Nós devemos decifrar a noção da palavra “superior”. O que é a força superior, a número um, a única? É uma força a qual devemos buscar ser como depois de obter a unidade.

Nosso povo tem a responsabilidade de levar o mundo inteiro à unidade e amor global em conformidade com o princípio do “ama o próximo como a ti mesmo”. Todos estes princípios devem ser explicados ao povo de Israel e outros povos do mundo.

Claro, nós temos que levar em consideração a inércia do pensamento, que é preciso tempo para que essa mensagem seja aceita, compreendida e experimentada. Nós temos que começar a agir agora! Caso contrário, chegaremos ao ponto em que outras nações exigirão uma resposta de nós, mas será tarde demais para explicar, visto que vão perceberão nada!

É por isso que em seu artigo, “Shofar do Messias”, Baal HaSulam escreve que a revelação da sabedoria da Cabalá às massas é a condição obrigatória da libertação de Israel.

De KabTV “Uma Nova Vida” 28/08/15

Material Relacionado:

Comente