A Conexão Entre Tsunamis E Antissemitismo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que as nações do mundo não podem receber a Torá, mas têm que recebê-la através da nação de Israel?

Resposta: É o papel da nação de Israel transmitir a Torá às nações do mundo. Primeiro, as nações do mundo receberam as religiões através da nação de Israel. Todas as grandes religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo são a Torá da época do exílio.

Os vasos de recepção não podem estar em contato com a Luz e tem que haver algum condutor entre eles, um adaptador. O desejo de receber e a Luz são opostos um ao outro, de modo que há a necessidade de um adaptador que vai conectar os desejos de receber e os vasos de doação, Galgalta ve Enyaim (GE), para que GE eleve essas deficiências ao Criador.

As grandes religiões do mundo têm feito uma grande preparação para a correção. Elas são a Torá do tempo do exílio e devem existir até que se transformem na verdadeira Torá, o que significa a sabedoria da Cabalá. Todo mundo vai estar conectado apenas com o Criador. A conexão entre o desejo de receber e a Luz não pode ser realizada por diferentes métodos.

A nação de Israel foi exilada após a destruição do Templo e está entre as nações do mundo. Afinal, ela não pode evitar ser um adaptador para elas, seja uma boa ou uma ruim. Assim, as nações do mundo consideram a nação de Israel de uma maneira muito especial e que é impossível mudar isso. Há sempre uma atitude especial para com Israel, seja negativa ou positiva. Israel é sempre o adaptador e o condutor da Luz. Ele estará sempre no centro dos acontecimentos, e será a nação alvo do mundo.

Pergunta: O que devemos fazer para ser um adaptador corrigido?

Resposta: Nós simplesmente temos que cumprir o papel de adaptador. Eu tenho que ser incorporado nas deficiências das nações do mundo, processá-las dentro de mim e elevá-las corretamente para a Luz Superior. Eu tenho que conectar todas as nações à Luz Superior. Dizem-me que se eu não trabalho corretamente, eu sou responsável por sua sensação ruim. Esta é a razão delas me odiarem, já que em vez de estarem bem e serem positivamente influenciadas por mim, elas são influenciadas negativamente, as suas vidas são miseráveis ​​e elas sofrem. As nações do mundo culpam Israel cada vez mais por todos os seus problemas. Isso acontece inconscientemente, pois elas sentem que devem culpar Israel.

Nós encontramos este fenômeno espiritual, que não tem nenhuma razão corpórea, em todo o mundo. Você pode encontrar o antissemitismo mesmo entre pessoas que nunca tiveram qualquer contato com Israel: Coreia do Sul, Polinésia, Nova Zelândia, etc. Pessoas que têm uma alma sentem que dependem de Israel.

Imagine como é difícil e desagradável sentir que você depende de alguém. Você constantemente pensa nele, porque é como se ele controlasse você. Ele determina o seu destino e tudo o que acontece com você e seus filhos. Ele é parte de sua vida, como um parente. Ele constantemente sustenta você e este é um sentimento psicológico muito difícil que sufoca você internamente. Isso vem acontecendo há muito tempo.

Isso é exatamente o que estamos tentando explicar com a nossa disseminação, tanto para a nação de Israel e para as nações do mundo. Primeiro temos que mostrar a todos que nós compartilhamos este problema, que precisamos uns dos outros, e que não podemos realizar sozinhos a nossa missão. Nós precisamos trabalhar mutuamente na luta contra o nosso ego geral global.

Primeiro temos que explicar a todos a razão para todos os problemas: a crise política na Ucrânia, a crise econômica global, a crise na educação, mudanças climáticas globais, etc. Na verdade, qual é a conexão entre Israel e um tufão ou um tsunami em algum lugar?

Mas, imediatamente depois que o Japão foi atingido por um tsunami, o nível de antissemitismo aumentou acentuadamente lá. Pode parecer que não há conexão entre os dois. Será que Israel é responsável pelo Oceano Pacífico deixar de ser tão calmo de repente? Mas os japoneses sentem internamente que Israel é responsável.

Eles percebem isso por seus sentimentos e não pelo seu intelecto. Uma pessoa não entende o porquê, mas sente isso internamente e é sufocada por este pensamento. Ela não sabe o porquê, e não tem que saber, porque o amor e o ódio não precisam de justificação.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/06/17, Escritos do Baal HaSulam