Uma Maravilha Teatral

laitman_285_04Pergunta: O teatro é um fenômeno bem conhecido desde a antiguidade. Performances no palco começaram na Grécia antiga, mas nas tribos mais primitivas era costume se reunir em torno de um fogo, vestido com peles de animais, e retratar a caça do mamute.

Com o passar do tempo, o teatro passou por uma série de mudanças, mas a sensação incomum de admiração que surgiu no palco, que estava conectada a ele, foi preservada. Uma pessoa que vem ao teatro se sente parte muito importante desta maravilha, de modo que quando ela compra os bilhetes, ela já começa a olhar para frente, a sentir e experimentá-lo como uma criança.

Ela vai ao teatro, senta-se na cadeira, e sente a multidão enchendo o salão. A luz escurece gradualmente, e no hall uma tensão agradável cresce na expectativa do subir da cortina e o surgimento dos atores no palco.

Assim, um sentimento único aparece como se, neste momento, você estivesse separado de todos os problemas diários e preocupações, e está imerso em outra vida. O que é esta maravilhosa experiência particular que ocorre com as pessoas no teatro?

Resposta: Existe a influência do ambiente sobre a pessoa. De certa forma, isso também é típico dos animais, e, ao passo que a pessoa sente muito a influência do ambiente, este pode consistir de apenas uma pessoa ou de milhares de pessoas.

Tudo depende apenas de quão fortemente a pessoa percebe a influência do ambiente. Se for uma pessoa importante para ela, uma pessoa é suficiente. Isto significa que a qualidade é importante aqui. No entanto, se há milhões de pessoas, então elas são influentes por meio de sua quantidade. De qualquer forma, a pessoa fica sob influência do ambiente.

Nós não somos muito suscetíveis à influência das crianças, mas os adultos são capazes de nos afetar, e quanto maior eles são aos nossos olhos, mais influentes. O medo, a ambição, a inveja e um desejo de domínio também são misturados aqui.

Na medida em que chegamos a um teatro, já estamos preparados para estar sob a influência do ambiente artificial que vai apresentar um evento único para nós. Pode ser que não seja totalmente realista, mas de alguma forma, está conectado à vida do homem.

Isso muitas vezes é apresentado em êxtase como amor, ódio, medo e desespero muito fortes, ou algum tipo de evento brilhante, histórico. Tudo isso é inflado intencionalmente por meios externos de influência e trazidos ao telespectador.

Música é ainda acrescentada que melhora muito a experiência. Para quem conhece a ópera, é a ferramenta mais poderosa, influente.

Uma pessoa gosta de entrar sob a influência da apresentação porque ela se conecta com a sua vida. Mesmo que ela não tenha experimentado eventos deste tipo, ela ainda pode imaginá-los para si mesmo.

Nós amamos teatro, porque ele está pronto para nos lembrar sobre as experiências que passamos, e elas podem ser até acontecimentos trágicos, mas quanto mais fundo você vai ao passado, mais elas são amolecidas, então nós gostamos de olhar para elas. Nós nos identificamos com as experiências dos atores e até mesmo choramos com eles com emoção.

Nós até estamos prontos para pagar por isso! Isso é muito estranho. Nós experimentamos medo, excitação e até mesmo choramos, e pagamos por tudo isso. No entanto, a ideia é que a pessoa percebe estas preocupações e experiências quando elas são amolecidas. Ela entende que estas não são preocupações realistas de sua vida, mas apenas impressões do show, e por isso ela gosta delas.

O teatro possibilita experimentar sensações como estas repetidamente, que hoje parecem agradáveis e doces. Isso indica que tudo o que passamos na vida, até mesmo os eventos mais trágicos, são, em última análise, adoçados. Eles são amolecidos de tal forma que nós concordamos que tínhamos que passar por todas essas situações, pois isso foi a nossa vida, e, na vida, há um lugar para tudo.

Isto sugere que nada na vida é por acaso; cada evento que acontece é parte do destino que é dado a nós intencionalmente de Cima, e nós temos que passar por isso. Em última análise, nós concordamos que tudo o que experimentamos em nossas vidas foi justo e necessariamente enviado para nós. Assim, nós justificamos cada passo do nosso caminho, porque entendemos seu benefício.

De KabTV “Uma Nova Vida” 30/09/14