Histórias Curtas: De Adão A Noé

Adão foi o primeiro a alcançar o sistema de criação e descobriu que o objetivo final da evolução humana é a obtenção do estado superior, a subida ao nível do Criador, que todas as futuras gerações devem alcançar.

Assim, ele imediatamente começou a disseminar a sabedoria da cabalá, estabelecendo três grupos de estudantes a quem chamou de “seus filhos”.

Eles não eram filhos corporais, mas espirituais que estavam em um nível inferior ao de seu professor e que aprendiam com ele a subir para o próximo nível. Portanto, os termos, “pai” e “filho”, na Torá, referem-se a dois níveis. Não existem relações de parentesco entre eles, mas apenas uma continuação espiritual.

Depois de Adão, houve três linhas que se originaram de seus alunos.  Sem, Cam e Jafé. A linha que resultou de Sem desenvolveu-se, e as outras duas linhas acabaram em um “beco sem saída”. Mas elas também eram necessárias, a fim de expressar, destacar, e estabilizar a linha do meio.

Assim, uma cadeia gloriosa de cabalistas e suas escolas desenvolveram-se por muitos anos, desde Adão até o tempo da antiga Babilônia: dez gerações de cabalistas até Noé e dez gerações seguindo-o.

Cada geração simboliza sua determinada fase na revelação de uma ligação cada vez mais forte com o Criador e o reconhecimento da rede de forças que gerem o nosso mundo.

Nos tempos de Noé, o esclarecimento e a purificação do sistema de conhecer o Criador e ficar mais perto Dele continuaram, e é descrito na história da Arca de Noé.

Depois que todos os alunos de Noé subiram para o nível de unidade no atributo de doação e equivalência com o Criador, através do manejamento para ligar as partes da natureza inanimada, vegetativa, animada e falante, dentro deles, em uma cápsula (a arca), eles conseguiram superar o nível chamado de “inundação”. Em vez de afogamento, eles absorveram todos os atributos da água, os atributos da vida, o atributo de doação.

A quebra que ocorreu neles era o começo de um novo mundo. Noé simboliza este momento decisivo, quando as pessoas que estudam cabalá adquirem o atributo de doação, que é metaforicamente representada pela água. Tendo experimentado uma revolução interna, eles começam a usar esse ponto corretamente e continuam seu desenvolvimento.

[146014]

De Kab TV “Histórias Curtas” 15/10/14

Material Relacionado:
O Mundo Tornou-se A Arca De Noé
“Noé Andava Com Deus”