Problemas Que Resultam De Um Excesso De Inteligência

Dr. Michael LaitmanA diferença entre uma pessoa e um gato é que um gato não comete erros porque está conectado à natureza, à força que o move, chamada natureza ou Criador. Este é o poder do sistema global que gere o gato e mostra como se comportar em cada momento.

Assim, um gato nunca comete um erro. Ele sequer pensa no que está fazendo; ele só age e pronto. Ele é constantemente gerenciado pelo sistema, e cada um de seus saltos é calculado com precisão. Um gato age como uma máquina perfeita.

A pessoa, ao contrário de um gato, não é uma máquina perfeita. Pelo contrário, ela não sabe como agir, e constantemente comete erros. Mesmo que ela tenha recebido sentidos e inteligência adicionais em comparação com outros animais, ela não é gerenciada pela natureza.

Isso é chamado de sua liberdade de escolha, que determina a forma como ela usa a sua emoção e inteligência humana. E se ela não leva em conta todo o sistema geral, ela sempre ativa sua inteligência de forma incorreta e prejudica a si mesma. Afinal, o seu ego faz com que ela erre.

Se nós intencionalmente não aprendemos a usar nossa inteligência corretamente, nós sempre prejudicamos a nós mesmos. A prova disso está em toda a história da raça humana, que já dura milhares de anos, mas o desenvolvimento não é bom e belo em nenhum lugar. Ele é acompanhado por guerras e problemas, buscas e decepções, e um fracasso é seguido por outro fracasso. Nós tentamos fazer as coisas para o melhor, mas as coisas só pioram.

Chegou a hora de dizer: “Chega! Nós estamos cansados ​​de todos esses fracassos, do ódio, dos problemas na família”. Uma por uma, as famílias desmoronam, já que em nosso desenvolvimento, nós alcançamos o reconhecimento do mal.

Isto já não é apenas a vida miserável que vivíamos antes, quando a natureza nos empurrava para o desenvolvimento através golpes. No nosso tempo, nós chegamos a um nível de inteligência e de sentimentos através do qual podemos ver que temos nos desenvolvido pelo sofrimento que só está aumentando. Nós estamos falando de uma terceira guerra mundial. Então, será que somos incapazes de parar isso?

O homem moderno não quer mais nada da vida, exceto drogas ou antidepressivos. Ele não quer começar uma família e trazer filhos ao mundo. Ele não quer assumir qualquer responsabilidade. Nesta situação, nós chegamos ao mês de Elul, ao arrependimento. Mas isso significa que a solução para esta situação ruim já está nos iluminando e a redenção está próxima. Nós estamos prontos para interromper esse desenvolvimento falho, esta tendência negativa. Nós tivemos sofrimento suficiente!

Esta é a soma total do mês de Elul, a nossa decisão de nos desenvolvermos numa nova forma de agora em diante. Isso significa que nós decidimos alcançar o equilíbrio com a natureza, para nos aproximarmos do poder superior através do estabelecimento de novas regras de comportamento com base no, “e você deve amar o amigo como a si mesmo”. Desta forma, nós atingimos o equilíbrio com a natureza e nos tornarmos como o poder superior.

A sociedade humana deve alcançar o apoio mútuo, de modo que, por si só, ele irá controlar essa inteligência e o sentimento adicional que nos elevou acima do nível do animal, nos impediu alcançar equilíbrio com a natureza e nos tirou do domínio do seu controle. Isto significa que nós temos que organizar a nossa razão e sentimento através da conexão, unidade e amor entre nós.

Desta forma, nós nos completamos no nível de Adão (homem) e tornamos todo o sistema homogêneo, integral, conectado, unido e dependente de forma completa e mútua, como tudo na natureza. Isso é chamado de amor.

Nós não entendemos o que é o amor. O amor significa estar em parceria, em conexão correta com todo o resto das partes da natureza. Você as sente e faz o que elas precisam, e elas sentem você e fazem o que você precisa, como um corpo saudável onde todos os órgãos estão numa conexão mútua como essa.

O entendimento de que temos que chegar a tal conexão é chamado de mês de Elul, arrependimento.

Pergunta: Então o que é preciso pensar numa época como o mês de Elul, a fim de mudar a vida para melhor?

Resposta: No nosso mundo, só a boa conexão entre as pessoas está faltando. Há abundância total, mas todo mundo sofre por causa de seu caráter intolerável. Nós temos que corrigir isso, e temos a oportunidade de fazê-lo.

Se nos dirigíssemos à correção, isso seria um resultado maravilhoso da autocrítica que fazemos no mês de Elul. Então, nós realmente avançamos de acordo com o seu nome: Elul, que significa “Ani leDodi VeDodi Li“- “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”, (“Cântico dos Cânticos” 6:3).

De KabTV “Uma Nova Vida” 14/09/14